Greenpeace criticada por campanha “irresponsável”
A Greenpeace viu a Advertising Standards Authority (ASA), que regula a publicidade no Reino Unido, classificar a sua mais recente campanha de comunicação de “irresponsável” e que incentivava acções ilegais e anti-sociais.
A campanha em questão apelava aos cidadãos para doarem €100 (R$255) para financiar actividades de guerrilha dos activistas da Greenpeace, desde acções de “redecoração” de centrais nucleares, com slogans como “estúpidos” e “não ao novo carvão”.
“Consideramos que invadir propriedade privada pode ser visto, genericamente, como anti-social e, em certas circunstâncias, ser ilegal. Por isso concluímos que o anúncio é ofensivo e irresponsável, uma vez que encoraja o comportamento anti-social”, revelou a ASA, que baniu a campanha.
A Greenpeace explicou que não era uma associação violenta e que a intenção da campanha era, basicamente, proteger o ambiente das más escolhas ambientais. Veja o site (já alterado).