Gronelândia foi mais quente que Nova Iorque durante a última semana
A Gronelândia, um dos locais mais frios do Planeta, atingiu a sua temperatura mais alta de sempre, desde que esta é medida, na quinta-feira, 9 de Junho, chegando aos 23,8ºC na capital, Nuuk. Ainda que esta temperatura pareça bem moderada, há que perceber que, entre 1961 e 1990, a temperatura média na cidade rondou os 4,4ºC em Junho.
Os 23,8ºC desse dia de Junho superaram a temperatura de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e uma onda de calor em Abriu, por outro lado, levou a Gronelândia a sentir temperaturas mais altas do que a cidade de Boston.
Este ar quente antecipou o degelo do país em seis semanas, um fenómeno tão estranho que obrigou o Instituto Meteorológico Dinamarquês, nas palavras do cientista Peter Langen, a “perceber se os modelos estão a trabalhar correctamente”.
Um dos grandes perigos da humanidade é, precisamente, o degelo da Gronelândia. Se todo o gelo do país – pertence à Dinamarca, na verdade – derreter, o nível médio dos mares subirá seis metros globalmente, admite o Grist.
Foto: David Stanley / Creative Commons