Grupo BEL inaugura mural que associa peças da série “Small Trash Animals” à série mais interventiva de Bordalo II
O Grupo BEL inaugurou ontem, na sua Sede, o mural “Feminist Flamingo, 2023” da autoria do artista Bordalo II, uma obra criada para assinalar o Dia da Mulher e celebrar a Igualdade de Género, que associa peças da série Small Trash Animals à série mais interventiva do artista, Provocative.
Marco Galinha, CEO do Grupo BEL, abriu a sessão de inauguração, dando as boas-vindas a todos os presentes, dirigindo um cumprimento especial a todas as mulheres, em que destacou que “o Dia Internacional da Mulher leva-nos a refletir sobre valores que são estruturais em qualquer sociedade e em qualquer organização: a igualdade e a liberdade”.
De seguida, o CEO do Grupo explicou a razão de ser da obra do artista Bordalo II para este evento, “é uma homenagem a todas as mulheres que diariamente trabalham no Grupo BEL e é uma representação do compromisso de todos nós com a sustentabilidade e com a construção de um futuro melhor para as próximas gerações”.
Este mural “vai ficar, para sempre, eternizado na estrutura exterior da sede da empresa e será a representação simbólica do compromisso da governance do Grupo BEL para com a Sustentabilidade e com os valores e princípios que estão no ADN desta organização”, sublinha a instituição em comunicado.
Raquel Santos, Head of Sustainability do Grupo BEL referiu que “uma das metas da Comissão ESG do Grupo, é chegar a 2030 com 40% das mulheres em cargos de decisão” e que essa é mais uma etapa do caminho que a empresa tem percorrido na direção da igualdade de género.
Citando o autor do mural “Feminist Flamingo, 2023”, a responsável lembrou que o que esteve na génese da escolha do flamingo se deve ao facto de esta espécie ter “uma estratégia muito peculiar para garantir o bem-estar das novas gerações”. “É precisamente esse o foco da estratégia de sustentabilidade que assumimos no Grupo BEL e em todas as áreas de atuação (…) no respeito entre todos os géneros, na construção de um futuro que é de todos”, conclui.
Bordalo II é uma referência mundial no campo da arte urbana, várias toneladas de lixo deram origem a imensas obras espalhadas pelo mundo. inconfundíveis pelas cores, materiais e tamanho que apresentam, as suas criações também encerram um fundo pedagógico ambiental que pretende mobilizar para comportamentos responsáveis e conscientes.
O apelo é feito através do recurso ao lixo como matéria-prima para a criação de peças de arte com o objetivo de sensibilizar para temas fraturantes como a sustentabilidade, a elevada produção de lixo, o consumo excessivo, o desperdício, a poluição e os seus efeitos no planeta.