Grupo Casais desenvolve parcerias com PME’s para promover sustentabilidade
O Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, visitou segunda-feira a sede da Casais Engenharia, uma das maiores empresas de construção civil e obras públicas em Portugal, para reconhecer a importância da atividade internacional da empresa. A Casais registou em 2022 uma faturação de 680 milhões de euros, sendo 65% desse valor proveniente da atividade internacional, avança a empresa em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o compromisso da Casais com a sustentabilidade e práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) “também esteve em foco, com a empresa e o Secretário de Estado da Internacionalização a mostrarem-se disponíveis para cooperar no estreitar de laços de parceria com PMEs portuguesas, no sentido de promover uma construção mais sustentável e responsável, tanto em Portugal como nos mercados internacionais onde a Casais opera”.
A adoção dos sistemas construtivos CREE e Blufab “evidencia o empenho do Grupo Casais em promover uma construção mais sustentável e responsável, pelo que a empresa e Bernardo Ivo Cruz falaram sobre a promoção de parcerias com PMEs portuguesas, tendo em conta que a Casais Engenharia reconhece a relevância das parcerias e acredita que a capacitação das PMEs em relação a estas temáticas é fundamental para a promoção de um setor da construção mais sustentável e competitivo”, sublinha o comunicado.
Assim, acrescenta a mesma fonte, a parceria com a Secretaria de Estado da Internacionalização “é uma oportunidade para a Casais contribuir para o desenvolvimento das PMEs portuguesas, não só no que se refere à internacionalização da sua atividade, mas também em relação à adoção de práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente”. A Casais acredita que esta parceria será uma “mais-valia para todos os envolvidos, contribuindo para um setor da construção mais inovador, competitivo e sustentável em Portugal”.
O início de mais um projeto Casais em Espanha e o facto de, em abril, se assinalarem 29 anos de internacionalização deste Grupo de construção 100% português, foram outros motivos que levaram o Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, a visitar a sede da Casais, em Braga.
A comitiva governamental incluiu também a Diretora da Direção Comercial da AICEP, Maria Manuel Branco, numa altura em que, o Grupo Casais expande a filosofia de construção industrializada, expandindo portas a uma tipologia de construção mais amiga do ambiente, “capaz de reduzir a pegada de carbono em mais de 60%, pelo uso de madeira de engenharia e apenas 1/3 do betão de um edifício tradicional”.
Durante a visita, o Secretário de Estado teve a oportunidade de conhecer a unidade de industrialização offsite da Casais, responsável pela produção e exportação de componentes do novo Hotel B&B em Madrid. A primeira pedra deste projeto foi lançada há apenas duas semanas, e a unidade demonstra o “compromisso” da Casais em expandir-se no mercado espanhol e fortalecer a sua presença global.
Para a Casais Engenharia, esta visita “é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela empresa e da importância da atividade internacional para o seu sucesso. A Casais reitera o seu compromisso com a excelência, a inovação e a sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento económico do país e para um futuro mais sustentável”, conclui.