Grupo MSTN integra spin-off da Universidade do Minho especializada em matéria-prima biodegradável
Fundada em 2021, e adquirida em 2022 pelo grupo MSTN, a b4Logic tem como principal motivação o (mau) uso que é dado ao plástico e a forma como os consumidores o descartam.
Preocupados com os números que apontam para que apenas 9% dos cerca de 400 milhões de toneladas de plásticos produzidos anualmente, a nível mundial, são reciclados, Raúl Fangueiro, João Bessa, Fernando Cunha e Carlos Mota, investigadores da Universidade do Minho, apostaram na criação e desenvolvimento de biomateriais, a partir de subprodutos naturais e biodegradáveis, provenientes da indústria.
“Com o crescente aumento da população mundial, a sobreexploração dos recursos naturais para a conceção de matérias-primas, e a deposição, cada vez mais significativa, em aterros de produtos em final de ciclo de vida, é urgente repensar soluções que permitam a circularidade e valorização de subprodutos”, destacam os fundadores, citados e comunicado.
Estes novos biomateriais que podem ter por base diferentes tipos de resíduos, como folhas de oliveira, café, cortiça, ardósia ou casca de laranja, entre outros tipos, “possibilitam a obtenção de produtos de base biológica, biodegradáveis e compostáveis, para os setores das embalagens, agricultura, cosmética, automóvel e têxtil”.
De acordo com os fundadores da b4Logic, “a customização das nossas composições a partir da valorização de subprodutos provenientes de diferentes tipos de indústrias, além de reduzir o seu impacto no meio ambiente, permite ainda criar uma relação emocional com os consumidores e a sua área de negócio”.
Estas composições são utilizadas para criar diversos tipos de produtos e embalagens em diferentes setores e propósitos. Após a sua utilização podem regressar ao solo, com um impacto no ecossistema muito menor em comparação com os plásticos provenientes de origem fóssil.
Para além de biodegradáveis e compostáveis, a produção de biomateriais, com caraterísticas semelhantes aos plásticos convencionais, permite uma poupança energética até 65%.
A ambição a curto e médio prazo é “reforçar e consolidar a presença no mercado português, alargando o espectro de atuação a outros setores, mas a ambição passa pela internacionalização da b4Logic sobretudo nos mercados do Norte da Europa, em que a utilização de biomateriais tem sido alvo de particular destaque no seu desenvolvimento económico, social e ambiental”, revela o comunicado.
Segundo a mesma fonte, a nova gama de matérias-primas desenvolvidas pela b4Logic “apresenta como principais vantagens o facto de ser biodegradável no final do seu ciclo de vida, reduzindo, desta forma, o impacto ambiental, em comparação com os plásticos convencionais de origem fóssil, e ser customizável, oferecendo a possibilidade de desenvolvimento de composições à medida das necessidades de cada cliente e permitir a valorização e integração de subprodutos associados à sua área de negócio”.