Grupo Pestana apresenta primeiro relatório de sustentabilidade
O Grupo Pestana apresentou o seu primeiro relatório de sustentabilidade, intitulado Planet Guest – Somos Apenas Hóspedes do Planeta». O documento, que diz respeito a 2009, enumera várias acções e procedimentos nas unidades dos hotéis do grupo em vários países, além de Portugal, como África do Sul, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé, Brasil, Argentina e Venezuela.
Ao enumerar as várias acções e procedimentos que tiveram como objectivo de promover a sustentabilidade ecológica e social, o grupo declara que «contribuiu activamente para o desenvolvimento económico das comunidades onde está inserido». Em alguns casos, o Grupo Pestana representa 100% a proporção de fornecedores locais.
Como fundador e sócio principal da CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens, o Grupo Pestana desenvolveu uma campanha de recolha de fundos nos seus hotéis, recolhendo um euro por cada hóspede, num total de 40 mil euros, adianta a nota, no âmbito do envolvimento da comunidade local.
Em São Paulo, no Brasil, a empresa recolheu 70 quilos de roupa para doar e, em Bazaruto, em Moçambique, criou-se um fundo de dez mil dólares de apoio à comunidade, que poderão ser aplicados na construção de novas salas de aula nas comunidades escolares locais.
A cadeia contribuiu ainda, ao longo do ano passado e no sector da preservação ambiental, para a plantação de cinco mil plantas endémicas em Resende, no Rio de Janeiro, através da Associação à Fundação SOS Mata Atlântica no Brasil. Já nos cinco hectares do Parque National Kruger, que faz parte do Pestana Kruger, a empresa apoiou o controlo de vegetação infestante.
Os hotéis do Grupo Pestana orgulham-se de ter furos de água próprios em várias unidades, inclusivamente dessalinalizadoras no Algarve, Porto Santo e Cabo Verde, assim como um sistema de painéis solares, que, no caso das Pousadas de Portugal, é responsável pela produção de 200 MWh de energia, anulando 722 toneladas de CO2 a nível anual.