GS1 Portugal lança grupo de trabalho para assegurar os 5 direitos do paciente



A GS1 Portugal lançou um healthcare user group (HUG) que irá reunir todos os stakeholders da cadeia de valor dos cuidados de saúde para avaliar e assegurar os cinco direitos do paciente.

Lançado a 2 de Março, o grupo reúne entidades governamentais, autoridades reguladoras, associações do sector, indústria farmacêutica, grupos de saúde hospitalar, entre outros, e pretende encontrar soluções para tornar as operações de gestão do sector dos cuidados de saúde mais seguras para os pacientes e com menos custos para os seus operadores.

“Todos nós somos pacientes Para tornar possível uma maior transparência nas cadeias de valor deste sector, não só em Portugal mas à escala mundial, é necessária a implementação de normas globais. E Reunir especialistas na área da saúde, de forma a promover a segurança dos pacientes e a eficiência nestas cadeias de valor. Esta é a essência do HUG”, explicou o director de Inovação e Standards da GS1 Portugal, Silvério Paixão.

Os medicamentos contrafeitos que circulam nas cadeias de valor legais são um problema de saúde pública à escala global. Por exemplo, em países como o Quénia e ou a Nigéria, 60 a 70% dos fármacos são falsificados. “Na Europa, embora o problema não tenha esta dimensão, também têm ocorrido casos graves, por exemplo envolvendo medicamentos para o tratamento do cancro. Outro exemplo bem conhecido é o do Viagra, talvez o fármaco mais contrafeito de sempre”, explicou Ulrike Kreysa, vice-presidente da GS1 Healthcare.

“Quando viajo quero ter a segurança de saber que os meus dados médicos estão disponíveis, de forma rápida e automática, em qualquer hospital, em qualquer parte do mundo. O Sistema GS1 permite fazer isto através do Registo de Saúde Eletrónico ou RSE”, continuou a responsável.

A responsável referiu ainda que a eficiência, a rastreabilidade e a segurança dos pacientes são as grandes preocupações atuais das entidades reguladoras. “Preocupações que foram formuladas de uma forma muito concreta no ano passado pela Comissão Europeia, através da Directiva de Anti-Contrafação, que obriga à identificação única e inequívoca das embalagens de medicamentos de prescrição médica”.

A GS1 é uma organização internacional, presente em 150 países, neutra e sem fins lucrativos, que desenvolve e gere o Sistema de Normas Globais mais utilizado em variadas cadeias de valor em todo o mundo: o Sistema GS1.

A sua actividade mais reconhecida é a codificação de produtos de grande consumo através do código de barras que, em Portugal, apresenta o famoso prefixo 560. Mas a GS1 actua e desenvolve soluções para outros sectores de actividade, sendo os Cuidados de Saúde uma área nuclear para esta Organização.

O GS1 HUG Portugal deverá estar em pleno funcionamento em Outubro, durante o 22º GS1 Healthcare Conference, que reunirá especialistas em Cuidados de Saúde de todo o mundo. Serão então anunciadas as soluções de eficiência, segurança, colaboração e sustentabilidade para o sector dos cuidados de saúde em Portugal.

Na foto: João de Castro Guimarães, director-executivo da GS1 Portugal





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...