GUARDIÕES leva a APP às escolas do Alentejo e incentiva a adoção de práticas ‘amigas do ambiente’
No âmbito das iniciativas promovidas pelas escolas do Alentejo para assinalar o ‘Dia do Ambiente’, celebrado a 5 de junho, o Projeto GUARDIÕES, em parceria com o ECO-Escolas, dinamizou a APP GUARDIÕES em duas ações de sensibilização ambiental realizadas nos Agrupamentos de Escolas de Ponte de Sor e José Régio.
“Faz parte da solução, torna-te um GUARDIÃO!” ecoou pelas escolas alentejanas e, em Ponte de Sor, 300 alunos de 12 turmas desafiaram-se a superar os desafios colocados pela APP GUARDIÕES e a realizar as tarefas “atos de GUARDIÃO” – ações amigas do ambiente, fáceis de adotar nas rotinas diárias -, acumulando, desta forma, os desejados pontos na APP. Por sua vez, em Portalegre, os GUARDIÕES apresentaram a aplicação aos estudantes do Agrupamento de Escolas José Régio, sublinhando as suas vantagens, nomeadamente para a partilha das boas práticas individuais entre todos os alunos do agrupamento.
Para Jorge Martins, Coordenador do Projeto GUARDIÕES, a adesão dos estudantes à APP GUARDIÕES foi extraordinária e permitiu a apreensão das mensagens de sustentabilidade de forma muito mais eficaz. “Acreditamos que as novas gerações têm um papel determinante no combate às alterações climáticas e queremos contribuir para a formação dos novos líderes, através da disseminação do conhecimento nas escolas. A APP GUARDIÕES é uma ferramenta muito eficaz para a consolidação da nossa comunicação ambiental”, adiantou, citado em comunicado.
Desenvolvida pelo Projeto GUARDIÕES com o objetivo de contribuir para a disseminação de um conjunto de práticas importantes para a redução de emissões de gases de efeito estufa – gases que absorvem e emitem radiação infravermelha na faixa de comprimento de onda emitida pela Terra -, a APP GUARDIÕES “constitui uma ferramenta de trabalho para professores e escolas, permitindo estimular, através de uma dinâmica de jogo, a adoção de comportamentos e atitudes amigos do ambiente, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e fáceis de integrar nas rotinas diárias dos mais jovens”.