Guimarães celebra mais uma etapa no desporto sustentável



Guimarães promoveu, quinta-feira, uma sessão pública de atribuição do selo “Desporto Carbono Zero” e a apresentação dos primeiros 18 planos de sustentabilidade para os clubes desportivos vimaranenses. A iniciativa do município, em parceria com o Laboratório da Paisagem, “pretende ser um projeto líder na sustentabilidade no desporto nacional”, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, neste âmbito, os 18 clubes que, até ao momento, aderiram ao projeto e que receberam o selo “Desporto Carbono Zero” incluem: Amigos de Urgezes; Ases de Santa Eufémia; CART; Clube Desportivo de Ponte; Clube Recreativo de Candoso; Clube de Ténis de Guimarães; GRC Aldão; GTeam; Guimagym; Panteras de Matamá; Pevidém Sport Clube; Piratas de Creixomil; Salgueiral – SARC; Team El Comandante; União Desportiva Airão; União Desportiva de Polvoreira; Vitória Sport Clube e Xico Andebol.

O projeto “Desporto Carbono Zero” é um projeto pioneiro em Guimarães e a nível nacional, sendo o seu principal objetivo a criação de um plano de sustentabilidade ambiental que contribua para a diminuição da pegada ecológica dos clubes desportivos, partindo de um diagnóstico inicial. A iniciativa pretende incentivar os 100 clubes desportivos do município, num total de mais de 9 mil atletas, e visa reduzir o impacto ambiental dos clubes através da criação de planos de sustentabilidade personalizados, considerando fatores como energia, água, resíduos e mobilidade.

Desta forma, os clubes “poderão operar de forma mais ecológica e alinharem-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030”. Além disso, o projeto oferece um software de gestão ambiental e ações de consciencialização para atletas, treinadores e a comunidade em geral. Deste modo, o “Desporto Carbono Zero” “não só beneficiará o meio ambiente, mas também incentivará práticas sustentáveis em toda a cidade”.

Durante a entrega do troféu simbólico de adesão ao “Desporto Carbono Zero” para os 18 clubes aderentes, Nelson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, afirmou: “A atribuição do selo ‘Desporto Carbono Zero’ e a implementação dos planos de sustentabilidade representam um marco essencial na nossa missão de promover a sustentabilidade no desporto. Este projeto inovador não só diminui a pegada carbónica dos clubes, mas também incentiva uma consciência ambiental sólida entre atletas e a comunidade.”

E concluiu: “Ao avançarmos com estas iniciativas, continuamos a alinhar Guimarães com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mas também com o compromisso que assumimos de atingir a neutralidade climática até 2030, demonstrando o nosso compromisso com um futuro mais verde e sustentável”.

O comunicado sublinha que as vantagens para os clubes aderentes incluem o desenvolvimento de um plano de sustentabilidade ambiental adaptado à realidade do clube; o acesso a uma plataforma de gestão ambiental para monitorizar a performance ambiental do clube; a orientação das atividades do clube para a concretização dos objetivos do desenvolvimento sustentável 2030; o acompanhamento técnico especializado na área de sustentabilidade ambiental; a capacitação e formação da gestão do clube na área de sustentabilidade ambiental; e um clube mais resiliente, com uma estratégia sólida de valorização a longo prazo.

Guimarães na rota da Capital Verde Europeia 2026

Recorde-se que Guimarães foi recentemente anunciada como uma das três cidades finalistas na corrida ao título de Capital Verde Europeia 2026. O município, que já havia chegado à fase final da competição no ano passado, disputa o título com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria). A cidade vencedora será conhecida a 24 de outubro, numa cerimónia que terá lugar em Valência, Capital Verde Europeia em 2024.

A candidatura de Guimarães ao título de Capital Verde Europeia 2026 tem como objetivo principal afirmar o município como referência nacional e internacional em termos de sustentabilidade, promovendo a economia verde, a mobilidade sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...