Guimarães recolheu 10.000 pontas de cigarros e 900 pastilhas elásticas no último mês
Um mês depois de ter colocado duas estruturas para recolher pontas de cigarros e pastilhas elásticas, o EcoPontas e Pap-Chicletes, a cidade de Guimarães recolheu 4,5 quilos destes resíduos – 3,5 quilos de pontas de cigarros, num total de 10.000, e um quilo – ou 900 – pastilhas elásticas.
A primeira fase de instalação das novas estruturas de mobiliário urbano levou à colocação de nove EcoPontas e nove Papa-Chicletes, que estão agora espalhados por vários locais da cidade: Centro Histórico, Paço dos Duques de Bragança, Largo do Toural, Universidade do Minho e Plataforma das Artes e Laboratório da Paisagem. Os Papa-Chicletes foram também instalados em três escolas secundárias do centro da cidade: Martins Sarmento, Francisco de Holanda e Santos Simões.
Segundo explica a Câmara de Guimarães em comunicado, as chicletes e as pontas de cigarro atiradas para o chão são dois dos resíduos mais encontrados nas praças e ruas da cidade. As estruturas de mobiliário urbano foram colocadas no início de 2016 e vão permitir que as pontas de cigarros e pastilhas sejam alvo de um processo de valorização, com a colaboração do Centro para a Valorização de Resíduos (CVR). “A escolha do processo de reciclagem está ainda em fase de testes para aquilatar o melhor procedimento a adoptar”, explica a câmara.
As pastilhas elásticas serão transformadas em materiais poliméricos (plásticos). Quanto às pontas de cigarro, estão ainda a decorrer testes preliminares com o objectivo de perceber qual o processo de valorização que permitirá um melhor reaproveitamento destas. A valorização energética ou a sua transformação em materiais de construção algumas das soluções que poderão ser encontradas para estes resíduos.
Ainda de acordo com a autarquia, existem já várias solicitações para que novas estruturas possam ser colocadas noutros pontos do concelho, numa segunda fase. As estruturas foram desenvolvidas por Nuno Silva, investigador do Laboratório da Paisagem, em parceria com o Município de Guimarães e a Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.
[nggallery id=2777 template=greensavers]