Guimarães vai plantar 15.000 árvores até Março de 2017



O município de Guimarães vai plantar 15.000 árvores até 21 de Março de 2017, Dia Mundial da Árvore e data simbólica escolha para a plantação efectiva de espécies angariadas junto das instituições do concelho.

“Ao plantarmos árvores com as crianças significa que estamos a cuidar do dia de amanhã na construção de um mundo melhor, vivendo em harmonia com a natureza, tratando de todos os recursos naturais. Reflorestar e privilegiar a biodiversidade, na defesa do ambiente e da natureza, é despertar a consciência de cada um, envolvendo a sociedade na construção de uma cultura ambiental. Contamos com todos, porque cada um tem um papel activo a realizar”, explicou em comunicado Domingos Bragança, presidente da autarquia.

Denominado “Guimarães Mais Floresta”, o projecto estará integrado na proposta de educação ambiental do município. Assim, cada criança ou jovem do concelho foi convidada, através do seu estabelecimento de ensino, a semear e plantar uma árvore, baptizando-a com o seu próprio nome. A árvore, que cada um se apropriará e chamará de sua, é um exemplar único que deverá ser protegido durante todas as suas fases de crescimento, tal como acontece com cada criança, garantindo-se um crescimento saudável e harmonioso.

O projecto encontra-se integrado no movimento Guimarães Mais Verde e vai de encontro a duas dimensões fundamentais: a reflorestação de zonas verdes do concelho, o que permite contribuir para o movimento cívico Plantar Portugal, que estabelece metas para cada município para a reflorestação com árvores autóctones – 20.000 até 2025 – e por outro lado a valorização dos indicadores relacionados com os espaços verdes, natureza, biodiversidade e qualidade do ar, no âmbito da candidatura a Capital Verde Europeia 2020.

Com o projecto “Guimarães mais Floresta”, a câmara local pretende plantar mais de 15.000 novas árvores autóctones, que beneficiarão o território e toda a comunidade vimaranense, numa ação que se renovará anualmente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...