Há cada vez menos água nos rios europeus
O clima está a mudar, e com ele também os rios estão a sofrer alterações. Em toda a Europa tem se registado uma ausência de precipitação, que tem levado à redução dos caudais dos rios.
Segundo dados do Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas Copernicus (C3S) – do Programa Copernicus da União Europeia – a 1 de junho de 2018 4,5% dos rios apresentavam um caudal anormalmente baixo, e a 20 de outubro do mesmo ano, já eram 35,9%, algo inédito desde há 30 anos.
Com o aquecimento global, e o degelo no Ártico, também acabam por receber menos água dos glaciares, defende um estudo. Destacam-se causas como, a redução da precipitação, as ondas de calor que aceleraram a evaporação, o aumento das temperaturas e as consequentes secas, refere a Euronews.
“Prevê-se que a sub-região mediterrânica, que já é a que mais sofre com a escassez de água, seja a mais negativamente afetada pelas alterações climáticas no que toca às secas”, afirma ao canal a equipa do Joint Research Center (JRC).
O facto dos rios terem menos água, conduz à alteração dos ecossistemas e da qualidade da água, prejudica as cadeias alimentares e a sobrevivência dos seres vivos, promove a poluição, e também a acumulação de matéria orgânica.
Sendo a água bem tão necessário para o Planeta e para a vida humana, as populações procuram atualmente maneiras de reverter a situação e preservar este recurso natural.
Artigo baseado na Euronews.