Há um ano que não é detectado nenhum caso de pólio em África



O último caso de pólio detectado em África ocorreu a 11 de Agosto de 2014, há exactamente um ano, na Somália, na sequência do último surto conhecido da doença também conhecida por poliomielite ou paralisia infantil. “É um acontecimento e uma efeméride muito significativa na saúde global e que deixou os especialistas em saúde de todo o mundo a celebrar na sombra”, escreveu hoje o jornal New York Times.

Durante muito tempo, avança o NYT, este objectivo esteve muito próximo, mas a pólio conseguiu sempre chegar a novas pessoas, sobretudo na Nigéria. Entretanto, o país lançou uma nova e vigorante abordagem à doença, monitorizando-a e contratando milhares de mobilizadores da comunidade que encontraram cidadãos não-vacinados e abriram centros de operações. O esforço chegou, inclusive, a líderes comunitários, religiosos e tribais.

“É um grande sucesso, mas ainda frágil”, explicou Hamid Jafari, director da Organização Mundial de Saúde (OMS) ligado ao combate à pólio. “Há sempre a possibilidade de ter existido ou existir um caso não detectado numa população à qual não temos acesso”.

Quando a luta global contra a pólio foi lançada, em 1988, mais de 350.000 crianças em todo o mundo eram paralisadas pelo vírus todos os anos. Em 2014, “apenas” 359 o foram. Desde 2001, por outro lado, que existem menos de 2.000 casos por ano, a os custos de erradicação desceram até aos €900 milhões por ano.

Ainda assim, o vírus continua a expandir-se por outras regiões. Dos 34 casos descobertos este ano, todos chegaram do Afeganistão ou Paquistão, o que leva os cientistas a acredita que a vitória contra a paralisia infantil está muito perto.

Mesmo que nenhum outro caso seja detectado em África nos próximos tempos, o continente continuará em alerta durante mais dois anos. Foi neste continente que foi descoberto o último caso de varíola, em 1977 na Somália, e peste bovina, em 2001 no Quénia. Estas foram as duas primeiras doenças erradicadas pelo Homem.

Foto: CDC Global / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...