Há um petroleiro abandonado no golfo de Pária (e tem um milhão de barris a bordo)



Um petroleiro venezuelano, avariado, encontra-se encalhado no golfo de Pária (540 quilómetros a leste da Venezuela) com 1,3 milhões de barris de petróleo em águas marítimas entre a Venezuela e Trindade & Tobago. A embarcação, “Nabarima”, de 264 metros de comprimento, é operado pela empresa Petrosucre, propriedade conjunta entre a estatal Petróleos de Venezuela SA (PDVSA, 74%) e a italiana ENI (26%), e, a oposição venezuelana e especialistas advertem que poderá provocar um “desastre” ecológico que afetará as águas dos dois países.

O alerta sobre a situação foi feito pela organização não-governamental (ONG) Pescadores e Amigos do Mar, através de um vídeo divulgado pela Internet, que mostra o petroleiro fortemente inclinado, com vários organismos a instar as autoridades venezuelanas a transferir o petróleo para outra embarcação e evitar um “desastre ecológico”.

O derramamento pode ter “efeitos catastróficos”, disse Gary Aboud, ativista ambiental da organização sem fins lucrativos local Fishermen and Friends of the Sea, em declarações ao site Vice. “A cavala que se consegue na costa leste dos Estados Unidos desova aqui. Existem os pescadores comunitários – temos cerca de 50 mil pessoas que dependem do mar. Existem também problemas de saúde humana – o hidrocarboneto teria um impacto duradouro na qualidade dos nossos frutos do mar”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...