Habitação sénior e sustentável a preços acessíveis na Califórnia
Um empreendimento chamado Sage Gardens, na Califórnia, aborda a necessidade de habitação sénior a preços acessíveis. Está equipado com um complexo de 144 unidades com características de conservação de água e eficiência energética para beneficiar o ambiente. Concebido por ANX / Aaron Neubert Architects, um lote vago foi erigido num protótipo para uma comunidade habitacional acessível para o promotor CCH, avança o “Inhabitat”.
Segundo a mesma fonte, as unidades estão integradas na natureza com luz natural copiosa e grandes janelas que proporcionam vistas da paisagem circundante. O objetivo do projeto dos Sage Gardens era desenvolver “um kit de ferramentas a ser implantado em múltiplas jurisdições e configurações de locais. ANX criou um ambiente flexível de estratégias planeadas e orgânicas que encorajam a saúde através do envolvimento social e comunhão com a natureza”.
Mais do que apenas uma tentativa de criar uma atmosfera acolhedora, os elementos de design verde “mostram um respeito pelo ambiente”. Por exemplo, as técnicas de recolha da água da chuva irão fornecer água para o paisagismo. As escolhas de paisagismo são de baixa manutenção devido às plantas nativas e resistentes à seca. Economiza-se ainda mais água através da reciclagem da água cinzenta, permitindo que a água ligeiramente utilizada seja desviada para casas de banho para uma segunda utilização.
Além disso, “todo o complexo Sage Gardens foi concebido para abraçar a conceção modular, empilhando unidades modulares para criar cada espaço. Isto resulta num impacto mínimo no local e num desperdício nominal”.
“Cada camada do edifício funde-se com elementos de design verde, como o telhado verde que proporciona um isolamento premium e um ótimo desempenho”. Da mesma forma, as “coberturas cuidadosamente construídas e colocadas em cima funcionam para minimizar os ganhos de calor em excesso, permitindo ao mesmo tempo a luz solar e o calor durante o Inverno”.
A planta do local coloca as unidades vivas em torno de áreas de reunião centralizadas que incluem caminhos, jardins comunitários, instalações recreativas, serviços sociais, um café e muito mais. Os telhados dão acesso a jardins de camas elevadas. Entretanto, todas as unidades modulares são colocadas para melhor beneficiar da energia solar, que é recolhida através de painéis fotovoltaicos nos telhados.