Habitantes de Boston vão poder carregar gadgets em bancos inteligentes com energia solar
Existem telemóveis inteligentes, relógios inteligentes, casas inteligentes e, em breve, bancos inteligentes – pelo menos para quem vive em Boston, nos Estados Unidos. Uma nova iniciativa nesta cidade norte-americana quer implementar Soofas – bancos alimentados a energia solar que não só permitem carregar dispositivos tecnológicos como monitorizam a qualidade do ar e os níveis sonoros – em vários parques num programa-piloto que é financiado pela Cisco.
Os bancos, também chamados de “smart urban furniture”, foram desenvolvidos pela Changing Enrironments, uma empresa spinoff do MIT Media Lab, e são capazes de carregar dispositivos electrónicos através de duas portas USB, graças aos painéis solares instalados e a um acumulador de energia.
Ao mesmo tempo que carregam os telemóveis e permitem actualizações das redes sociais, estes bancos inteligentes também recolhem dados ambientais sobre a qualidade do ar e níveis de ruído nas redondezas, enviando os dados para um mapa público que se encontra online, refere o Tree Hugger.
Além da possibilidade de carregarem dispositivos electrónicos e de agregarem dados ambientais, estes bancos solares podem ainda servir para consciencializar as pessoas que não estão expostas frequentemente a estes temas, para a viabilidade das energias renováveis e outras iniciativas ambientais.