Habitantes de Kiribati podem ter de se mudar para as Ilhas Fiji devido ao aquecimento global



Quase submersos e sem terra, os habitantes de Kiribati poderão em breve ter de se mudar para as Ilhas Fiji de maneira a escaparem à subida do nível da água do mar provocado pelo aquecimento global.

Kiribati é um país da região da micronésia, composto por pequenas ilhas que estão particularmente expostas às alterações climáticas. Com a subida do nível da água do mar devido ao aquecimento global, o presidente de Kiribati, Anote Tong, começou à procura de alternativas para realojar a população do país caso o oceano engula o actual território.

Recentemente, Anote Tong finalizou a compra de 20 quilómetros quadrados de terra em Vanua Levu, uma das ilhas de Fiji, a 2.000 quilómetros de Kiribati. Este território, que é maioritariamente floresta densa, em Vanua Levu, pertencia à Igreja de Inglaterra, que o vendeu por €6,42 milhões, refere o Guardian. “Esperamos nunca ter de pôr ninguém naquela terra, mas caso se torne absolutamente necessário poderemos fazê-lo”, afirmou o presidente à Associated Press.

Kiribati tem uma população de cerca de 110.000 habitantes espalhados por 33 pequenas ilhas de pouca elevação, que perfazem uma área total de 3.5 milhões de quilómetros quadrados.

Dentro de poucas décadas, várias ilhas pequenas do Pacífico e do Índico correm o risco de ficar totalmente ou parcialmente submersas. Nestes locais, o nível do mar está a aumentar 1,2 centímetros por ano, quatro vezes mais rápido que a média global.

Foto:  DFAT photo library / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...