Hamburgo vai tapar auto-estrada e cobri-la de parques verdes (com FOTOS)
Quando a auto-estrada A7 começou a ser construída em Hamburgo, na Alemanha, ela dividiu a cidade ao meio. Sendo uma das importantes auto-estradas do país, a mais longa e uma das mais concorridas, seria impossível acabar com este pedaço de asfalto, mas nem isso demoveu os governantes a trabalharem numa solução para minimizar o problema da poluição atmosférica e sonora e falta de espaço urbano.
De acordo com o Fast Co.Exist, a solução passou por tapar a estrada com túneis e construir três novos parques por cima, que têm a função de reduzir o som dos carros que lá circulam a grande velocidade e voltar a unir a cidade.
Cada túnel irá cobrir uma parte da auto-estrada. Haverá árvores, mobiliário urbano, ciclovias, jardins comunitários e praças para as pessoas descansarem. No total, estes telhados verdes irão cobrir mais de 3,2 quilómetros e criar 242 mil metros quadrados de novos espaços verdes.
“Imaginem que existe uma fossa gigante numa cidade – entre 70 a 100 metros – com carros, sujidade, barulho… todos os dias, a todas as horas, durante todo o ano. [Quando a nova infra-estrutura] estiver construída, haverá parques, jardins, calma, o som dos pássaros e ar fresco”, explicou Reinhard Schier, vereador de desenvolvimento urbano e ambiente da câmara de Hamburgo.
O projecto levará novas pessoas para o centro da cidade, um local até agora rejeitado por todos – quem quereria viver ao lado de uma auto-estrada poluída? “Vamos construir mais de 2.000 novas casas”, explicou Schier.
A construção do telhado verde arranca este ano e deverá estar completa em 2022. Em tempos, se o caro leitor se recorda, falou-se de um projecto que transformaria a Segunda Circular, em Lisboa, numa boulevard com limites de velocidade bem menores que os actuais, que permitissem reduzir a poluição sonora e ambiental do local. Serão estes túneis verdes uma solução para a nossa própria auto-estrada urbana?