Helboy, a nova espécie de dinossauro com chifres descoberta no Canadá
Um grupo de paleontólogos do Royal Tyrell Museum, em Alberta, no Canadá, descobriu fósseis de um novo género bizarro de dinossauro com chifres, bastante semelhante ao icónico tricerátopo. O animal foi baptizado com o nome científico de Regaliceratops peterhewsi, mas foi apelidado de Helboy, devido à sua ‘coroa’ de grandes placas na cabeça e aos chifres.
O novo animal tem um corno nasal e dois pequenos chifres sobre os olhos e a ‘coroa’ de placas na cabeça. É considerado o primeiro exemplar de convergência evolutiva entre os dinossauros com cornos, do género Chasmossauro – que tem um pequeno corno na cabeça, outros maiores sobre os olhos e uma grande ‘coroa’ de placas – e do género Centrossauro, que apresenta um corno grande sobre o nariz e dois exemplares mais pequenos sobre os olhos e também uma pequena ‘coroa’ de placas na cabeça.
O animal seria herbívoro e terá vivido há cerca de 65-70 milhões de anos. O crânio do novo género de dinossauro foi descoberto há cerca de dez anos por Peter Hews, que encontrou os ossos fossilizados numa falésia perto do rio Oldman, no sudeste de Alberta. Porém, só agora os paleontólogos do Royal Tyrell Museum concluíram que os achados se tratam de uma nova espécie de dinossauro. A descoberta foi publicada na revista científica Curent Biology.
“Esta nova espécie é completamente inesperada e revela que os chifres e as placas ósseas são muito mais diversas do que se pensava anteriormente”, explica Caleb Brown, investigador que participou na análise dos fósseis, cita o Motherboard. “A descoberta significa que provavelmente ainda existem outras espécies para serem descobertas”, acrescenta.
Foto: Royal Tyrell Museum