Helsínquia quer ver-se livre de carros em 10 anos
A capital da Finlândia tem em marcha um plano para integrar os transportes públicos e partilhados, de maneira a que daqui a 10 anos os seus habitantes não necessitem de ter um carro. O “Mobility on Demand” vai oferecer aos residentes de Helsínquia uma aplicação para smartphone que vai permitir combinar todas as opções de transporte e planear a viajem.
Os planos de viagem, que pretendem ser baratos e flexíveis, incluem os transportes públicos, táxis, comboios e ferries a partilha de bicicletas, carros e motas. O objectivo do sistema integrado de transporte é tornar-se competitivo com os veículos privados e mais conveniente e fácil do que utilizar um carro para se deslocar dentro da cidade.
A autarquia de Helsínquia planeia testar em breve o modelo da aplicação com os trabalhadores que residam no bairro de Vallila. No último ano, a Helsinki Regional Transport Authority disponibilizou aos utilizadores dos transportes uma aplicação chamada Kutsuplus, que permite escolher a trajectória de viagem e pagar antecipadamente.
Foto: Johan Sundström / Creative Commons