Híbridos são mais fiáveis do que os automóveis a gasolina
Um relatório recente da Consumer Reports concluiu que os automóveis híbridos são, em média, mais fiáveis do que os automóveis movidos a gasolina. Isto será uma mais-valia para os mercados de híbridos e EV, uma vez que os consumidores querem mudar para carros mais acessíveis e limpos, mas preocupam-se com a fiabilidade de tecnologia desconhecida que não tem sido testada ao longo do tempo. No entanto, as notícias ainda não são todas boas para os VE. Os VE híbridos também superaram os VE em termos de fiabilidade. Porque será, e o que é que isso significa? Bem, não é tudo tão mau como parece. Eis porque é que isso está a acontecer, e porque não esperamos que dure, sublinha o “Inhabitat”.
Porque é que os híbridos são mais fiáveis do que os automóveis a gasolina?
Os Relatórios dos Consumidores publicaram inquéritos anuais de fiabilidade durante vários anos, que indicam que os híbridos são geralmente mais fiáveis do que os seus homólogos apenas a gasolina. Mas porquê? Os híbridos eram os mais fiáveis entre todos os tipos de veículos, com os SUV em terceiro lugar. A pickup Ford Maverick, Lexus NX SUV e Toyota Corolla sedan estavam acima da média de fiabilidade para além da maior poupança de combustível, encabeçando a lista dos carros mais fiáveis distribuídos por modelo.
Por outro lado, os híbridos plug-in também não se saíram tão bem. O Toyota Prius Prime e o RAV4 Prime são muito menos fiáveis do que as suas versões híbridas, e o híbrido Chrysler Pacifica foi, infelizmente, um dos veículos menos fiáveis no inquérito. Historicamente, a Chrysler tem tido uma série de problemas de qualidade, desde o ajuste e acabamento até à qualidade geral de certas peças de veículos, tais como colunas de direção em Jeep Wranglers, pelo que isso não é totalmente inesperado. Os fabricantes de automóveis antigos, que já têm problemas de qualidade, podem esperar ter dificuldades ao mergulhar numa nova categoria de tecnologia.
Pensa-se que os híbridos plug-in se tenham saído pior do que os híbridos não plug-in, simplesmente porque a tecnologia híbrida plug-in é globalmente mais recente. Muitos fabricantes de automóveis de todo o mundo levarão tempo a elevar a sua tecnologia PHEV ao nível da tecnologia de motores de combustão interna que tem sido aperfeiçoada ao longo dos anos. Tenha em mente que muitos fabricantes de automóveis ainda hoje em funcionamento têm raízes que remontam a 100 anos ou mais para refinar tecnologias baseadas em motores de combustão, enquanto a tecnologia híbrida plug-in tem apenas algumas décadas no máximo, por vezes muito mais recente.
Então porque é que os híbridos se sairiam melhor do que os carros ICE?
Isso resume-se à forma como os híbridos são concebidos e construídos. A tecnologia híbrida é construída em cima de tecnologias ICE refinadas. É também uma melhoria em relação a elas e recebe mais dinheiro para investigação e desenvolvimento nos dias de hoje, à medida que a indústria empurra para todos os carros elétricos.
Também se vê algo único nos carros híbridos: tecnologias redundantes. Embora a tecnologia mais recente possa falhar bastante, com os híbridos, o consumidor final vai experimentar o produto final como mais fiável, porque muitos sistemas para o funcionamento elétrico têm a tecnologia padrão ICE como backup, e vice-versa. Assim, mesmo quando um sistema falhar, o outro assumirá o controlo e continuará a funcionar muito bem.
A qualidade VE fica para trás dos híbridos
Enquanto o VE Kia EV6 foi classificado com grande fiabilidade no inquérito Consumer Reports, uma série de falhas de VE que afetam a qualidade arrastou a fiabilidade geral dos VE, desde Tesla até ao Ford Mustang Mach-E, que foram classificados abaixo da média devido a falhas eletrónicas.
Muitos destes veículos têm novos desenhos e novas tecnologias, o que pode explicar o porquê de tantas recolhas e falhas terem afetado as classificações. Apenas quatro dos 11 modelos com dados de levantamento suficientes para classificação tinham classificações médias ou melhores. No entanto, note-se como poucos VE têm sequer dados suficientes para serem classificados neste inquérito. Os VE só agora estão a ser lançados no mercado, com muito mais veículos elétricos em 2023 e mais além.
Esperamos que os VE tenham muitas falhas no início e depois melhorem rapidamente. No entanto, é preciso chegar primeiro ao ponto em que existem VE suficientes para serem classificados em primeiro lugar para que possam ser comparados com os híbridos, que estão estabelecidos no mercado há já 20 anos.
Como os Relatórios dos Consumidores classificam os veículos no futuro
Segundo este inquérito, híbridos “suaves” como os da BMW, Ram e Mercedes nem sempre são os melhores, porque não oferecem muita poupança de combustível e estão mais concentrados em acrescentar potência. Estes veículos nem sequer foram classificados.
A partir de novembro, os relatórios dos consumidores penalizarão os modelos que não incluem sistemas de segurança para peões, como a travagem de emergência automática. Deixarão também de distribuir pontos bónus aos veículos que apenas têm avisos de ângulo morto e sistemas de alerta de colisão. Assim, embora os VE sejam tecnologia mais recente, terão de se manter ao nível da tecnologia disponível, bem como da funcionalidade para serem classificados em futuros inquéritos.
Os fabricantes de automóveis como a BMW e a Mercedes, que são conhecidos pelos seus carros desportivos, irão provavelmente integrar as características técnicas à medida que lançam novos VE. Então a questão torna-se como todos esses sistemas se irão comportar e quão fiáveis eles serão quando a tecnologia dos veículos se tornar ainda mais complicada.
Más notícias sobre plug-in e fiabilidade dos VE
As más notícias: híbridos plug-in e VE ainda não chegaram a um ponto em que sejam mais fiáveis do que os automóveis a gasolina, mas isto soa mais negativo do que é. A bateria e outras tecnologias VE ainda estão a melhorar ao longo do ano, e com o enorme impulso para que os VE sejam todos elétricos no futuro da indústria automóvel dentro de uma década ou duas, devemos ver uma grande melhoria na fiabilidade dos VE à medida que a tecnologia amadurece, conclui o site.