Hidrogénio limpo é a forma mais eficiente de descarbonizar economia marítima Europeia



Segundo o grupo Transport & Environment (T&E), a melhor forma de a Europa descarbonizar o seu setor marítimo é recorrer a barcos que usem baterias, hidrogénio ou amónia, em vez de soluções mais poluentes e energeticamente exigentes como o metano e o diesel sintéticos.

A forma mais eficiente e imediata de descarbonizar viagens curtas por mar é usar baterias. Nas viagens mais longas, diz o Transport & Environment, será eventualmente necessário recorrer a outras fontes energéticas, como é o caso de hidrogénio líquido ou amónia líquida, produzidos com eletricidade proveniente de fontes renováveis.

A decisão que a União Europeia vai tomar relativamente à descarbonização do setor marítimo é importante. As frotas marítimas são responsáveis por 3% do total de emissões mundiais de CO2. Se esta indústria fosse um país, estaria logo atrás do Japão em termos de poluição. E apesar de a Organização Marítima Internacional da ONU ter acordado reduzir as emissões em pelo menos 50% até 2050, não há quaisquer planos para chegar a uma solução que implique zero emissões.

Faig Abbasov, da T&E, disse: “A frota marítima é o enteado negligenciado da política climática da EU. Precisamos de progresso a um nível internacional juntamente com passos práticos na Europa, como investimento tanto no lado de estações de recarga nos portos marítimos como na infraestrutura de produção e armazenamento de hidrogénio. A estratégia de emissões zero da frota marítima na EU vai ajudar a cortar na poluição, mas também dar às empresas Europeias uma vantagem naquilo que vão ser algumas das tecnologias mais importantes do futuro.”





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