Hidrologista Andrea Rinaldo ganha Prémio da Água de Estocolmo 2023



O mundialmente conhecido hidrologista Andrea Rinaldo é galardoado com o Prémio da Água de Estocolmo 2023 pela sua investigação inovadora sobre redes fluviais, demonstrando a sua importância na propagação de solutos, espécies aquáticas, e doenças, sublinha o Instituto Internacional da Água de Estocolmo (Stockholm International Water Institute) em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o Professor Andrea Rinaldo é uma referência em ciências hidrológicas. A sua investigação pioneira levou a novos conhecimentos sobre as complexas formas como a água molda a superfície da Terra e os ecossistemas, e forneceu um conhecimento profundo sobre a forma como os solutos e as populações se movem a uma velocidade variável, tanto à superfície como sob a superfície da Terra.

As análises quantitativas do Professor Rinaldo “fornecem uma compreensão fundamental dos rios como corredores ecológicos”. Sendo o desenvolvimento e a manutenção de tais corredores largamente responsáveis pela disseminação de espécies aquáticas e das suas populações, esta investigação “é fundamental para ajudar as políticas e práticas a melhorar a preservação das espécies”. Os modelos do Professor Rinaldo para o papel da água na transmissão de doenças foram aplicados a focos de doenças do mundo real, tais como a cólera e a esquistossomose no Haiti, Sul do Sudão e Burkina Faso, ligando a investigação fundamental à aplicação na vida real.

Ao receber o Prémio da Água de Estocolmo, o Professor Rinaldo afirmou: “Sinto-me honrado e orgulhoso de ter seguido os passos de anteriores laureados, especialmente aqueles que conheço – ou conhecia e sinto falta – e admiro de todo o coração. Estou muito grato ao Comité de Nomeação, ao Instituto Internacional da Água de Estocolmo, e à Real Academia das Ciências Sueca, pela sua seleção e motivação”.

Na sua citação, o Comité de Nomeação do Prémio da Água de Estocolmo afirmou: ” O Professor Rinaldo é um líder de pensamento em ciências hidrológicas cujos modelos conceptuais e quantitativos proporcionaram uma compreensão profunda dos campos da hidrogeomorfologia e da eco-hidrologia. Na sua investigação, descobriu as principais ligações entre as redes fluviais e a propagação de solutos, espécies aquáticas e doenças”.

O Director Executivo do SIWI, Torgny Holmgren, comentou: “Andrea Rinaldo avançou significativamente na nossa compreensão das complexas interações entre o ciclo hidrológico, os processos ecológicos, e a evolução da paisagem. Os seus modelos forneceram-nos ferramentas inestimáveis para preservar e proteger a vida através de políticas e práticas informadas”.

Andrea Rinaldo é professor de hidrologia e recursos hídricos na École Polytechnique Fédérale de Lausanne e na Universidade de Padova. Nasceu em Veneza, Itália, onde, segundo ele, o poder e a importância da água tornaram-se inevitavelmente uma parte significativa da sua vida. Durante a sua carreira, o Professor Rinaldo foi co-autor de mais de 320 artigos revistos por pares para as mais prestigiadas revistas académicas em hidrologia, ecologia e física, bem como de revistas interdisciplinares como Science and Nature. Nos anos 70, jogou para a equipa nacional italiana de rugby, e é atualmente membro do Conselho de Administração do Clube Profissional Europeu de Rugby em Lausanne.

O Prémio da Água de Estocolmo é atribuído pelo SIWI em cooperação com a Real Academia Sueca das Ciências. O Prémio será entregue ao laureado Professor Rinaldo por Sua Excelência o Rei Carl XVI Gustaf da Suécia, patrono oficial do Prémio, no dia 23 de Agosto, durante a Semana Mundial da Água. Os parceiros fundadores do Prémio da Água de Estocolmo são Ålandsbanken, Bacardi, Fundação PDJ, WEF, e Xylem.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...