H&M e WWF iniciaram plano estratégico para poupar água



A marca sueca de roupa H&M e a World Wide Fund for Nature (WWF), organização não-governamental que actua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, estão a trabalhar numa estratégia a três anos de poupança de água.

“Vamos levar a poupança de água até um outro nível na indústria da moda. [Esta parceria] vai mudar a indústria da moda, uma vez que leva toda a cadeia de fornecimento em conta e vai até às fábricas”, explicam as organizações num comunicado comum.

Segundo o director-geral da WWF International, Jim Leape, esta estratégia faz uma evolução à abordagem corporativa da água. “A H&M percebe que o sucesso a longo prazo depende do acesso a um fornecimento adequado de água. E também percebe que a sua licença social para operar depende da boa vizinhança e bom partilha de recursos. Esperamos que outras empresas se inspirem na mesma abordagem”, explica o responsável.

Em 2012, a WWF e a H&M fizeram uma avaliação exaustiva de todos os esforços da multinacional sueca relacionados com a água. Então, foi delineada uma estratégia que entrou em vigor a 1 de Janeiro último.

Os designers e compradores da H&M irão receber formação sobre os impactos da água na produção de matérias-primas, e de como a água impacta dos diferentes estilos. O objectivo é que as suas decisões promovam escolhas sustentáveis.

A WWF e a H&M irão ainda trabalhar com reguladores, ONGs, instituições ligadas à água e outras empresas para promover a gestão de bacias de rios na China e Bangladesh.

A H&M vai ainda melhorar a sua eficiência interna ligada à água, minimizar o impacto dos seus fornecedores na água, formar todos os seus colaboradores em temas ligados à água e “inspirar os consumidores” a utilizar a água de forma responsável.

Cerca de um terço de todos os processos ligados à água da H&M, globalmente, estão localizados em áreas que são – ou serão em 2025 – consideradas como escassas em água.

A estratégia será implementada nos 48 mercados onde a H&M está presente, chegando também aos 750 fornecedores directos.





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