H&M entrega €1 milhão a iniciativas que fechem o ciclo têxtil do mundo da moda



A H&M Conscious Foundation acabou de lançar o Global Change Award, uma iniciativa pioneira no sector da moda e que constitui um dos principais desafios mundiais em potenciar as primeiras etapas na inovação.

“[A iniciativa] serve de catalisador de ideias ecológicas e inovadoras [e] permite fazer frente ao desafio de proteger os recursos naturais da terra, fechando o ciclo têxtil da moda”, explica a empresa em comunicado.

A competição terá cinco vencedores, escolhidos por um júri e que partilharão uma bolsa de €1 milhão.  A opinião pública mundial receberá um convite para votar online e distribuir a metade restante da bolsa. O resultado será conhecido em Fevereiro de 2016 em Estocolmo, na Suécia.

“A pergunta que se faz no mundo da moda já não é “qual é o new black?”! mas “que ideias inovadoras podem fechar o ciclo de vida têxtil da moda?”. O Global Change Award procura ideias revolucionárias para proteger os recursos naturais e entusiasma-me fazer parte desta iniciativa”, comentou Rebecca Earley, catedrática no desenvolvimento sustentável da industria têxtil e do design de moda na Universidade das Artes em Londres, diretora do centro de investigação sobre têxteis futuros e membro do júri do Global Change Award.

O acelerador da inovação, uma colaboração com a Accenture e o Real Instituto de Tecnología de Estocolmo (KTH), oferecerá apoio aos cinco vencedores e facilitar-lhes-á os conhecimentos necessários para actualizar as suas ideias.

O primeiro passo será um acampamento de formação em Estocolmo, dirigido pelo KTH Innovation, seguido por sessões de aconselhamento a cargo da Accenture Strategy sobre como desenvolver as ideias vencedoras. Isto inclui um programa de formação e preparação de um ano, centrado na economia circular.

O acelerador da inovação proporcionará um acesso exclusivo à indústria e oferecerá a possibilidade de criar redes e colocar à prova as ideias na cadeia de valor da moda.

Fecho do ciclo de vida têxtil e economia circular

Num mundo onde os recursos são cada vez mais limitados e os desafios meio ambientais crescentes, um foco circular representa uma volta radical, avança a H&M. Isto consiste em passar de uma produção linear (extrair, fabricar, eliminar) e dos tradicionais modelos de consumo para um modelo em que os produtos e recusados são desenhados para terem mais de uma vida.

“Fechar o ciclo de vida têxtil significa encontrar novos interesses em toda a cadeia de valor do sector, uma mudança no modo como os produtos são desenhados, produzidos, transportados, comprados, utilizados e reciclados”, explica a H&M em comunicado.

A teoria relativa da economia circular pode constituir a principal revolução na economia mundial em 250 anos, acredita a empresa, uma vez que ela desafia as empresas a reconsiderar os seus modelos de negócio e a sua relação com os clientes para que o seu crescimento não se baseie num uso descartável dos recursos naturais e limite o impacto negativo no meio ambiente.

A H&M Conscious Foundation é uma fundação global sem fins lucrativos, financiada pela família de Stefan Persson, fundadores e principais proprietários da cadeia de moda sueca H&M.

Foto: Mike Mozart / Creative Commons





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