H&M têm um milhão de euros para ideias capazes de revolucionar a indústria da moda



Já começaram as inscrições para a 2ª edição do Global Change Award, um concurso lançado pela H&M Foundation, que premeia ideias e projectos com potencial para transformar o mundo da moda, numa perspectiva de protecção do nosso planeta. As cinco ideias mais revolucionárias serão premiadas como uma bolsa a partilhar de um milhão de euros.

Roupa fabricada a partir de derivados de citrinos, micróbios que digerem resíduos de poliéster e um mercado online para restos têxteis foram algumas das ideias premiadas na edição de 2015. No primeiro Global Change Award foram recebidas mais de 2700 candidaturas com origem em 112 países. A escolhas dos projectos vencedores coube ao público, através de votação online.

O grande objectivo da competição passa por despertar consciências para a necessidade de tornar a industria da moda num modelo circular, que não se limita apenas a reciclar. É preciso mais, daí a divisão do concurso em três categorias distintas. Ideias sobre como reutilizar, reparar, partilhar, ou prolongar a vida dos produtos surgem na categoria de modelos negócios circulares. Os materiais ganham também destaque, com a procura de novas fibras, técnicas de reciclagem e substitutos de pele, e por fim a categoria de processos circulares, para descobrir novos métodos que minimizem a utilização de químicos, água e tinturas, entre outros.

“Ao reunir pessoas com ideias inovadoras para desenvolver soluções positivas, o Global Change Award é um óptimo exemplo da abordagem necessária para criar mudanças e ajudar a transformar a indústria da moda numa economia regeneradora e circular. Estou entusiasmada com a ideia de me juntar ao painel de peritos e ajudar a encontrar as próximas cinco inovações que podem realmente vir a ser pontos de viragem”, diz Ellen MacArthur, júri na competição e presidente da Ellen MacArthur Foundation, em comunicado.

Além da bolsa, os vencedores terão acesso a um ano de Acelerador de Inovação, organizado pela H&M Foundation em parceria com a Accenture e com o Real Instituto de Tecnologia de Estocolmo (KTH). Quer-se assim assegurar que as ideias vencedoras não caem em saco roto, tornando-as sustentáveis o mais depressa possível de modo a maximizar o seu impacto na indústria.

As candidaturas decorrem até 31 de Outubro no site da iniciativa. A acção tem presença garantida nos meios digitais, como por exemplo aqui, onde pode ir acompanhando a evolução dos projectos premiados na edição anterior.

Foto: H&M Foundation





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