Hobbits descobertos na Indonésia não tinham problemas de crescimento



Um novo estudo sobre o Homo Floresiensis – também conhecido como hobbit – descoberto em 2003 na Ilha de Flores, na Indonésia, afirma que esta espécie não tinha problemas de crescimento nem macrocefalia. Assim, esta é uma espécie até agora desconhecida e próxima do Homo Erectus, afirmam vários investigadores num artigo publicado no PLoS One.

Esta espécie terá vivido até há 17 mil anos e foi descoberta há dez, através de um esqueleto quase completo de uma mulher, e de seis outros indivíduos em diversos estados de conservação, incluindo um punho completo – os fósseis encontram-se expostos no Centro Indonésio de Arqueologia, em Jacarta.

Os pesquisadores descobriram que o crânio do Homo Floresiensis, conhecido como hobbit, é mais simular aos crânios de vários predecessores humanos que ao moderno Homo Sapiens.

As comparações entre o único crânio de hobbit encontrado na Indonésia é “claramente distinto” dos crânios modernos. Assim, os restos de esqueletos são representativos de uma espécie extinta.

Muitos cientistas acreditam que os pequenos restos de esqueletos encontrados na Indonésia não são mais do que modernos Homo Sapiens com vários desordens de crescimento – nomeadamente macrocefalia, síndroma de Laron ou hipotiroidismo endémico, conhecido como cretinismo.

O estudo publicado hoje contraria esta hipótese. A autora principal, Karen Baab, antropóloga na Stony Brook University, em Long Island, Estados Unidos, diz que foram feitas todo o tipo de medições ao crânio do Homo Floresiensis. Este foi comparado a crânios do Homo Sapiens, Neanderthals e outras espécies arcaicas.

Os investigadores concluíram que esse crânio é mais parecido com vários outros fósseis de espécies humanas desaparecidas do que com os humanos modernos ou crânios com patologias.

Este é, de resto, o traço mais surpreendente do hobbit, a dimensão do seu crânio. Este comporta um cérebro de apenas 380 cm3, quando, até agora, o volume mínimo admitido para o género Homo era de 500 cm3.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...