Hoje celebra-se o Dia Nacional do Mar
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Mar, data que surgiu no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, e que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. A data foi ratificada em Portugal em 1997, e tem como objetivo reforçar a importância do mar para o país e para a economia nacional. Sabia que 97% do território português, é mar?
Neste dia, várias organizações relembram a data através de diferentes iniciativas;
O Programa Operacional MAR 2020, do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, optou por lançar uma campanha de divulgação dos resultados obtidos relativamente aos apoios dados às empresas de transformação e comercialização de pescado, selecionando cinco projetos para dar a conhecer ao público na sua página.
Já o MARE, Centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, dá a conhecer a futura rede ARNET, “uma rede multi-institucional de dimensão nacional composta por 742 investigadores de três unidades de I&D multidisciplinares, o MARE – Centro de Ciências Marinhas e Ambientais, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), e o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA)”, que “apoiará a concretização dos objetivos da Política Científica e Tecnológica Nacional”, e que “dará resposta a políticas públicas em desafios científicos, ambientais, sanitários, económicos e sociais, contribuindo em 5 Linhas Temáticas”, “oportunamente alinhadas e integradas com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030.”
Surgem também outras atividades, como é o caso da parceria entre a Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve, o Município de Portimão e a Junta de Freguesia de Alvor, que vão expor duas esculturas de Carlos de Oliveira Correia na zona ribeirinha de Alvor. Segundo o Mais Algarve, a primeira escultura promove a recolha de embalagens de plástico, já a segunda – “Mar Abismo e Céu”- resulta de uma parceria entre várias entidades no contexto do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”.