Hoje comemora-se o Dia Mundial da Serpente. Conheça melhor esta espécie

Hoje, dia 16 de julho, é o Dia Mundial da Serpente, data que se celebra com o objetivo de sensibilizar e realçar a importância deste animal.

É um réptil muito rejeitado pelos humanos devido ao veneno de alguns exemplares, que põem em perigo as restantes espécies. No entanto, têm um papel fundamental no ecossistema, pelo que é necessário defender a sua conservação.

Segundo o Jardim Zoológico de Lisboa, estas contribuem ativamente para o controlo de pragas de roedores e insetos, e os princípios ativos dos seus venenos são usados para obter medicamentos para várias doenças.

As serpentes são animais ectotérmicos, pelo que existe maior probabilidade de as encontrar em zonas rochosas ou até em estradas de asfalto (por vezes). Ao contrário do que se pensa, são animais que fogem do Homem, e os seus ataques são formas de defesa em situações em que se sentem ameaçadas e em perigo.

Segundo o Ambiente Sintra, existem dez espécies de cobras em Portugal, das quais quatro são venenosas, e apenas duas, a víbora-cornuda e a víbora-de-seoane, podem representar perigo para os humanos “por serem solenóglifas”, ou seja, “por terem dentes inoculadores de veneno”.

O Zoo de Lisboa disponibiliza hoje uma viagem virtual às 15 horas, através da qual pode ficar a saber várias curiosidades sobre este animal.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...