Hoje é Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Vista uma peça de roupa branca!
As pessoas estão fartas da pobreza e estão cada vez mais a combinar as formas antigas e tradicionais de lutar contra a desigualdade com novas formas tecnológicas, como o Facebook ou Twitter, para se organizarem horizontalmente.
Esta é uma das principais conclusões do relatório The World We Want, que será apresentado hoje pela Global Call to Action against Poverty (GCAP), organização da qual a portuguesa Oikos faz parte.
O relatório – que será lançado em mais de 20 países e contou com contribuições oriundas de centenas de organizações de 35 países de todo o mundo – explica que as insurreições democráticas em todo o mundo – com a da Primavera Árabe – estão a abrir caminho para a autodeterminação dos povos.
Leia o relatório na íntegra (em inglês).
“Este relatório é o testemunho escrito das mensagens que “nós, o povo” enviámos aos líderes políticos, aos empresários ao longo do ano. Demonstra os actos que as pessoas estão a levar a cabo contra a pobreza e a desigualdade”, revela a Oikos em comunicado.
O relatório tem como ponto de partida de análise o ano em 2010, um ano em que aumentaram os desastres naturais, em que mais de mil milhões de pessoas (uma em cada sete) passaram fome e 200 milhões sobrevivem sem emprego.
“Muitas pessoas que vivem em pobreza são de países de rendimentos baixos, mas também e cada vez mais de países de rendimentos médios, o que altera a forma como concebemos a ajuda ao desenvolvimento. O espaço democrático está a ser restringido com a entrada em vigor de leis que progressivamente ameaçam os direitos civis e políticos, e o nosso planeta está pronto para desistir dos humanos por causa da nossa violência ambiental”, revela a Oikos. “A humanidade está a colher o que semeou”, concluiu a organização.
Em 2010, os membros do GCAP juntaram as vozes de mais de 173 milhões de pessoas que se levantaram contra a pobreza e a desigualdade e foram ouvidas pelas Nações Unidas, quando o Stand Up se fez ouvir na cimeira intercalar dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM.
Este relatório será lançado anualmente a 17 de Outubro, o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza.
A Oikos associa, ao lançamento deste relatório, um desafio à mobilização através do Facebook. No evento criado para o efeito, todas as pessoas, a título individual ou em grupo – escolas, famílias, amigos, instituições – são convidadas a vestir uma peça de roupa branca e tirar uma foto com uma mensagem alusiva à luta contra a pobreza. Saiba mais, em www.facebook.com/oikos.cd