Hoje é o Dia Internacional da Paz

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Paz, uma data estabelecida em 1981 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que desde 2001 apela a um período de cessar-fogo, sem violência, durante 24 horas.

“Recuperar melhor para um mundo equitativo e sustentável” é o tema definido para o ano de 2021, no qual os líderes pedem que todos os cidadãos unam esforços para recuperar o mundo de forma pacífica e de forma justa para todos, especialmente numa época em que a pandemia da COVID-19 e as alterações climáticas criaram ainda mais disparidades sociais.

António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, deixou hoje uma mensagem ao público: “A COVID-19 virou o nosso mundo de cabeça para baixo. (…) Como família humana, enfrentamos uma escolha difícil – Paz ou perigo perpétuo. Devemos escolher a paz”, afirma.

“Precisamos de paz para fornecer urgentemente vacinas que salvam vidas e tratamento para a COVID-19. Precisamos de paz para recuperarmos da pandemia e reconstruir-mos sistemas e vidas destruídas. Precisamos de paz para criar igualdade de condições e reduzir as desigualdades. Precisamos de paz para renovar a confiança uns nos outros – e a fé nos factos e na ciência. E precisamos de fazer as pazes com a natureza – para curar o nosso planeta, construir uma economia verde e atingir as nossas metas net-zero. (…) Vamos percorrer o caminho da paz como se as nossas vidas dependessem dela – porque dependem.”, conclui o Secretário-Geral.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.