Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
Comemora-se hoje um dia que promove a inclusão e a igualdade no campo da ciência e da tecnologia: o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. A data foi estabelecida em 2015 pela Organização das Nações Unidas, e desde então, tem vindo a relembrar a importância do papel das mulheres neste campo, e a necessidade de promover o acesso e a participação igualitária para as mulheres e para as raparigas neste campo.
Segundo os dados da organização, as mulheres representam apenas 33,3% dos investigadores de todo o mundo, e 12% dos membros das academias nacionais de ciências. Na área da inteligência artificial, 22% dos profissionais são mulheres, e na área da engenharia, as mulheres correspondem a 28% dos licenciados.
Em comunicado, António Guterres, secretário-geral Da ONU, defende que “A desigualdade está a privar o mundo de um enorme talento e inovação inexplorados. Precisamos das perspetivas das mulheres para garantir que a ciência e a tecnologia funcionam para todos.”, garante.
”Podemos – e devemos – agir. Com políticas que enchem as salas de aula com raparigas a estudar tecnologia, física, engenharia, matemática. Com medidas direcionadas para garantir oportunidades para as mulheres crescerem e liderarem em laboratórios, institutos de pesquisa e universidades. Com determinação para acabar com a discriminação e os estereótipos sobre as mulheres na ciência. E com esforços mais rigorosos para expandir as oportunidades das mulheres que pertencem a comunidades minoritárias.”
Em conclusão, António Guterres apela a que toda a gente “crie um ambiente onde as mulheres possam mostrar o seu verdadeiro potencial e as meninas de hoje se tornem as principais cientistas e inovadoras de amanhã, moldando um futuro justo e sustentável para todos”.