Hoje é o Dia Mundial da Girafa, o animal mais alto do mundo

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Girafa, o animal mais alto do mundo, e a escolha desta data não foi por acaso: no hemisfério norte é o dia mais longo do ano e no hemisfério sul é a noite mais longa do ano. Esta celebração teve origem em 2014 através da Organização Não Governamental Giraffe Conservation Foundation (GCF), e pretende sensibilizar para a proteção do animal e relembrar os desafios este enfrenta hoje em dia.

Atualmente, existem cerca de 117 mil girafas na natureza, um número que tem vindo a reduzir em 30% nas últimas décadas devido a fatores como as alterações climáticas, a perda de habitat e a caça furtiva.

De acordo com a GCF, existem quatro espécies de girafas no mundo, a girafa do norte (Giraffa camelopardalis) – antigamente considerada a única espécie -, a girafa do sul (Giraffa giraffa), a girafa masai (Giraffa tippelskirchi), a girafa reticulada (Giraffa reticulata). As duas primeiras espécies são as que têm populações maiores, com 45 mil e 49 mil indivíduos respetivamente.

Entre várias curiosidades sobre este animal destaca-se o facto de medirem até pouco mais de 5 metros, de o seu pescoço ter sete vértebras, da sua língua ser azul e medir entre 45 a 50 centímetros e do seu coração pesar 11 quilogramas, sendo por isso o maior de todos os mamíferos terrestres. Outra peculiaridade das girafas é que as fêmeas dão à luz em pé, caindo a cria ao chão a uma altura de dois metros.

Conheça aqui as quatro espécies:

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...