Hoje é o Dia Mundial do Saneamento: sabia que mais de 3 mil milhões de pessoas não têm acesso a um?
Assinala-se hoje o Dia Mundial do Saneamento, uma data adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução n.º 67/291, a 24 de julho de 2013. Este dia defende o direito humano de acesso a água potável e a saneamento básico – apoiado também no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6, da Agenda 2030.
Este ano, atribuiu-se o tema “Quem se preocupa com a casa de banho? 3,6 mil milhões de pessoas. Porque não têm uma que funcione bem”, que alerta para o número de pessoas que se estima que não tenham acesso a saneamento básico. Este fator passa pelo acesso a água potável, por uma rede de esgotos e pelo tratamento das águas residuais. As comunidades mais pobres e marginalizadas, que sofrem com este problema, vêm grandes impactos na sua saúde, na sua economia e no meio ambiente que as rodeia.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 2 mil milhões de pessoas utilizam uma fonte de água potável contaminada com fezes, e mais de 700 crianças com idade inferior a 5 anos morrem devido à falta destes cuidados básicos.
A ONU Água destaca várias razões para se agradecer por ter acesso a um saneamento básico, que vão desde a dignidade da pessoa, à prevenção de doenças, à possibilidade das crianças frequentarem as escolas e à criação de empregos.