Holanda: estão de comboios troca escadas rolantes por escorrega (com FOTOS)

Um escorrega nos transportes públicos

Uma das melhores maneiras de encorajar as boas práticas é torna-las divertidas e uma das estações de comboio de Utrecht, recentemente renovada e à qual foi adicionado um escorrega, é um bom exemplo desta filosofia.

O escorrega, que foi apelidado de “Transfer Accelerator”, oferece aos utilizadores uma nova maneira de descer as escadas que dão acesso à estação de Overvecht. Além de ser uma alternativa mais rápida, para quem estiver atrasado, é também uma forma apelativa de incentivar o uso de transportes públicos, nomeadamente nos mais novos.

Concebido pelos HIK Ontwerpers como parte de um projecto de renovação da estação, o escorrega é apenas uma das várias melhorias para aumentar a usabilidade, sustentabilidade e segurança da estação, refere o Inhabitat.

A estação de Overvecht foi originalmente construída em 1995. Contudo, com o passar dos anos foi deixando de ser utilizada. A ProRail, empresa que gere a estação, contratou os HIK Ontwerpers para redesenharem a estação e melhorar a acessibilidade e segurança do espaço. A renovação abrangeu a reorganização da circulação, reconstrução de escadas, adição de espaços verdes e do escorrega.

O escorrega tanto é utilizado por adultos como crianças em alternativas às escadas. Contudo, existem alguns transeuntes que se recusam a utilizar o escorrega porque a utilização do mesmo os vai fazer parecer “gordos como os americanos”. Ainda assim, esta pode ser uma boa maneira de incentivar ao uso dos transportes públicos.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php