Holanda importa presos da Noruega e Bélgica
A Holanda vai arrendar celas à Noruega, um país com prisões sobrelotadas e que irá “exportar” cerca de 300 presos. Segundo o Daily Telegraph, o acordo é bom para as duas partes: a Noruega dará melhores condições aos cidadãos do seu sistema prisional; e a Holanda consegue encher algumas das suas prisões, muitas delas vazias por falta de crimes no país.
“A Noruega tem pouca capacidade para acolher presos, nós temos um excesso de prisões”, explicou Fred Teeven, ministro da Justiça da Holanda e responsável pelo sistema prisional do país.
O responsável, que anunciou ainda o encerramento de 19 prisões em todo o país, explicou que o acordo vai salvar 700 empregos. As prisões terão gestão norueguesa e seguirão as leis do país nórdico, mas os guardas serão holandeses.
Esta não é a primeira vez que a Holanda recebe presos de outros países. Cerca de 550 presos belgas estão encarcerados na cidade de Tilburg.
Segundo Vidar Brein-Karlsen, porta-voz do minstério da Justiça norueguês, as famílias dos presos não ficarão prejudicadas com a mudança. “A Noruega é um país grande e por vezes há pessoas condenadas no sul e encarceradas no norte. A distância entre Oslo e a Holanda é menor”.
Foto: Derek Gavey / Creative Commons