Holanda: ponte histórica renova-se para dar mais espaço a ciclistas e pedestres (com FOTOS)

Como renovar uma ponte centenária

A centenária ponte de IJsselbrug, em Zwolle, na Holanda, vai ser brevemente remodelada para ganhar espaço para ciclistas e peões, uma ideia da Moederscheim Moonen Architexts e do ateliê de engenharia APcon BV, empresas que ganharam o concurso para alargar a estrutura existente e transformá-la num novo monumento sobre o rio IJssel.

A renovação vai tornar a ponte mais visível de longe mas terá sempre em conta as linhas e conceito já existentes. Paralelamente, duas grandes escadarias permitirão aos peões chegar ao topo da ponte rapidamente. Lá, serão construídos novos espaços para estes fazerem uma pausa e descansarem.

“O principal conceito por trás do design visa a combinação de conforto e qualidade tangível para os peões e ciclistas que queiram experienciar a ponte de perto – e uma forte identidade, reconhecível para quem a vê à distância”, explicou o arquitecto Erik Moedershcheim ao Inhabitat.

Ainda que o projecto já tenha sido apresentado, os trabalhos de construção e manutenção apenas vão iniciar-se no próximo ano.

Deixar uma resposta