O que acontece quando um designer, Maarten Baas, lidera duas equipas do mesmo ateliêr de arquitectura, a Van Aken Architecten, no Holanda, para recriar uma zona residencial – a De Bakermat Plaza, em Eindhoven – que já foi considerada a quarta mais feia do país das tulipas?

A resposta está nas duas imagens que pode ver na nossa galeria. A primeira proposta, denominada The Sketch, consiste numa série de torres com diferentes formas, tamanhos e cores, mas que funcionam como uma única estrutura.

A segunda, House – UP, tem um design mais refinado e tradicional, com janelas de armação branca e cujos edifícios parecem estar seguros por andas. “Este último design teve como pano de fundo acompanhar a história tradicional da cidade, mas com um ar moderno”, explica o Inhabitat.

As duas propostas, continua o site, foram baseadas na designação de “edifício feio” já existente. Ou seja, os novos edifícios continuaram, propositadamente, a tradição de fealdade do espaço para que ele se transformasse em algo icónico.

A proposta vencedora acabou por ser a primeira – The Sketch. “[O design] captou a história de Eindhoven: a união de seis pequenas aldeias que formam uma cidade”, explicou o júri da Semana do Design da Holanda. E o júri decidiu, está decidido.