Holanda: uma escola sem corredores e que aproveita cada milímetro de espaço (com FOTOS)
Cerca de 1.200 estudantes de Doorn, no centro da Holanda, poderão ter a sorte de inaugurar um novo conceito de escola, que exclui a necessidade de corredores e aproveita cada milímetro de espaço como “ambiente eficaz para aprendizagem”.
Desenhada pela MoederscheimMoonen Architects e pela Spring Architecten, a Escola Secundária Revius Lyceum encontra-se rodeada pelo verde e consiste num edifício principal e um pavilhão. Uma das principais características do espaço é a transparência, pelo que o edifício principal, de três andares, tem um revestimento em vidro que permite a cada aluno perceber o que se passa lá dentro, caso esteja no exterior, e vice-versa. Outra das fachadas do edifício é feita em aço, com barras horizontais pintadas com folhas do Outono, de forma a permitir uma fácil transposição entre interior e exterior.
O espaço comunitário do edifício encontra-se no centro, onde um grande átrio ajuda a encher a escola de luz natural. Todas as salas de aula e espaços comunitários rodeiam o átrio central.
“O nosso principal objectivo foi desenhar uma escola compacta: um centro de educação sem corredores e onde cada espaço serve de um ambiente eficaz para a aprendizagem”, explicou o arquitecto Alfons Hams, da Spring Architecten. “Esta abordagem permitiu-nos criar uma palete de actividades educativas. O auditório, espaço de laboratório e sala de estudo acrescentam uma aura às tradicionais salas de aula dedicadas a assuntos específicos”, esclareceu.
Segundo a MoederscheimMoonen Architects, citada pelo Inhabitat, a decisão final para a construção da escola está agendada para meados de 2017. Até lá, veja o projecto.
[nggallery id=2752 template=greensavers]