Homens até aos 25 anos são os que menos poupam energia
Os jovens do sexo masculino até aos 25 anos são o público-alvo com maior necessidade de ultrapassar as barreiras à poupança energética, de acordo com o inquérito Energyprofiler, que identificou padrões de consumo de energia dos portugueses.
O inquérito, que foi hoje anunciado e que caracteriza as diferenças entre os consumidores de energia das diferentes regiões de Portugal, explica ainda que o público feminino até aos 45 anos é o que está mais sensibilizado para a poupança energética.
Quando questionados sobre quais os principais obstáculos à poupança de energia, a maioria dos consumidores assinalou disse que já fazia tudo o que podia.
Em termos gerais, a maioria dos consumidores domésticos poupa energia por “razões económicas” (87%), mas considera também as razões ambientais (57%).
Os resultados do questionário do Energyprofiler revelaram que a generalidade dos portugueses possui um conhecimento “médio-alto” sobre o uso eficiente de energia e uma atitude “muito positiva” face à conservação de energia.
Quando questionados sobre quais os principais comportamentos desempenhados para levar a cabo a poupança de energia, os inquiridos demonstraram conhecer, de uma forma global, as várias formas possíveis de poupar energia; 62% indicou que habitualmente “desliga as luzes quando não está ninguém”.
Ainda de acordo com o Energyprofiler, a comunicação social (50%) e a Internet (31%) são as principais fontes de informação sobre medidas de poupança de energia.
Finalmente, os promotores do projecto disponibilizaram no site www.energyprofiler.info o questionário online “Qual o seu perfil de consumidor energético?” com recomendações de boas práticas, adequadas aos perfis energéticos dos visitantes, bem como toda a informação e resultados sobre o estudo.
O Energyprofiler foi promovido pela Energaia em parceria com a Factor Social e a TerraSystemics. A ADENE apoiou o projecto.