Hortas biológicas e pedagógicas espalham-se por Braga
A cidade de Braga está a preparar o lançamento de várias hortas biológicas e pedagógicas, anunciaram os responsáveis camarários ao Correio do Minho. Uma delas, a Horta Biológica do Castelhano, em Parada de Tibães, terá 180 talhões e 22 mil metros quadrados – 12 mil metros cultiváveis e seis mil metros de lazer e pomar.
Segundo o Correio do Minho, a construção das infra-estruturas deverá estar concluída em meados de Setembro, apesar de ter sofrido algumas demoras devido a trabalhos de drenagem do terreno municipal.
Ladeado pela Estrada Nacional 205-4 e pelas ruas 10 de Junho e da Senhora da Guia, esta horta já recebeu 85 candidaturas dos cidadãos. Quem estiver interessado em fazê-lo ainda vai a tempo, tendo de passar, para isso, na Junta de Freguesia de Parada de Tibães.
Os 180 talhões têm uma configuração rectangular de 50 metros quadrados, sendo alguns destinados a “hortas sociais”, cultivadas por voluntários a colaborar com a Rede de Apoio Alimentar em Braga. Outros estão reservados para as chamadas “hortas técnicas”, para formação e experimentação.
Foi ainda projectado um edifício de apoio, com instalações sanitárias e balneários adaptados a pessoas com mobilidade condicionada. Há também uma zona de lazer, que se pretende propicie momentos de convívio.
Finalmente, destaque para uma zona de compostagem, que irá promover a transformação de resíduos orgânicos em composto e fertilizante natural.
Hortas pedagógicas
Paralelamente, a câmara bracarense vai iniciar um projecto semelhante, ainda que de menor dimensão, na Quinta da Armada. A autarquia prepara ainda a instalação de hortas pedagógicas no Bairro das Enguardas e no Bairro de Santa Tecla.
“Com estes espaços, queremos viabilizar a reaproximação das pessoas ao campo e, numa perspectiva de actividade de lazer, proporcionar a prática da horticultura biológica”, explicou ao jornal minhoto o vice-presidente da Câmara de Braga, Vítor Sousa.
Para além de “facilitar o acesso directo à produção familiar de bens alimentares biológicos”, estas hortas sensibilizam, indirectamente, para as vantagens dos produtos biológicos.
Foto: Sob licença Creative Commons