Hortas urbanas são um sucesso no GPA Roadshow

Na última semana, milhares de pessoas – entre as quais 2.500 crianças –  foram atraídas até à Praça da Liberdade, em Almada, para assistir ao GPA Roadshow Cidades Sustentáveis.

O Almada Sustentável decorreu até dia 29 de Maio, um sábado, sendo que uma das atracções do evento, segundo o Jornal de Notícias, foram as hortas sustentáveis instaladas na praça almadense.

“Uma das coisas que teve mais aceitação e que suscitou maior curiosidade foram as nossas hortas biológicas, [ou seja] canteiros que simulam as hortas e que podemos ter em espaços mais pequenos, na varanda, num cantinho do logradouro ou no terraço”, explicou Catarina Freitas, directora do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental da Câmara Municipal de Almada.

A partir destas experiências, as pessoas podem “aprender a produzir parte dos alimentos que necessitam para o seu dia-a-dia”, revelou Catarina Freitas, que admitiu ainda que esta é uma forma de “reinventar a agricultura no contexto urbano”.

Outra das novidades desta edição do GPA Roadshow Almada Sustentável foi um jardim sensorial, onde as pessoas aprenderam a construir jardins em espaços exíguos e adaptados às nossas características climáticas.

Antes do Almada Sustentável, o GPA Roadshow passou por Oeiras, onde ficou expressa a possibilidade de todos – mesmo os que habitam em apartamentos – aderirem a projectos de hortas e jardins biológicos. Em Oeiras, até houve lugar a um mini-curso de jardinagem em varandas.

Saiba aqui mais sobre o GPA Roadshow.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...