Hospital Garcia de Orta está a apostar na eficiência energética



O Hospital Garcia de Orta, em Almada, está a adotar várias medidas para melhorar a sua eficiência energética e reduzir a emissões de dióxido de carbono (CO2). O projeto é cofinanciado em mais de 788 mil euros pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que tem como objetivo a criação de condições que permitam tornar as instituições mais eficientes do ponto de vista ecológico, através do melhoramento técnico dos seus edifícios e infraestruturas.

Além da instalação de 2800 painéis fotovoltaicos no telhado do Hospital, está a ser substituída a iluminação por tecnologia LED, as Unidades de Tratamento de Ar e o isolamento da distribuição de energia térmica. Está ainda a ser instalado um sistema de monitorização nos sistemas de utilização de energia elétrica e de energia térmica, com controlo automático de setpoint (Sistema de Gestão Centralizada), e está a ser colocado isolamento nas paredes exteriores com aglomerado de cortiça. Prevê-se que o projeto esteja concluído até ao final do ano.

“Com a implementação do projeto integrado de gestão e racionalização energética no Hospital Garcia de Orta será possível reduzir a fatura energética das instalações; instalar equipamentos e redes de elevada eficiência energética; reduzir a dependência de combustíveis fósseis e transitar para uma economia com baixas emissões de carbono, tornando este Hospital muito mais económico e amigo do ambiente”, afirma Vera Almeida, Vogal Executiva do Conselho de Administração do Hospital.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.