Hotéis Accor apresentou estratégia de sustentabilidade até 2015. Conheça os principais compromissos.



A Accor apresentou hoje, em Lisboa, a sua nova estratégia de sustentabilidade, que compreende 21 compromissos e igual número de objectivos a cumprir até 2015. Denominada Planet 21, a estratégia inspira-se na Agenda 21, das Nações Unidas, e pressupõe a promoção de uma alimentação equilibrada em 80% dos hotéis, a utilização de produtos ecológicos em 85% das unidades hoteleiras e a redução do consumo de água e energia em 15 a 10%, respectivamente.

A empresa anunciou ainda programas de formação para os colaboradores na área da prevenção de doenças e o objectivo e “envolver os clientes” para conseguir “avançar mais rapidamente e multiplicar os resultados” da estratégia.

“Esta é a forma de reafirmarmos a nossa opção por um crescimento responsável e gerador de valor para todos. Com o programa Planet 21 colocamos a hotelaria sustentável como foco central da estratégia, desenvolvimento e inovação do grupo, afirmou Denis Hennequin, CEO da Accor.

“Estou convencido que o desenvolvimento sustentável nos levará a adoptar um novo modelo de negócio”, continuou o responsável.

Segundo a empresa, desde o momento da reserva até à estadia – tanto nos quartos como nos restaurantes – os clientes vão passar a encontrar um conjunto de mensagens pedagógicas que os encorajam a contribuir activamente nas acções do hotel, através de simples gestos. O tom das mensagens é leve e tem como objectivo encorajar os clientes a participar sem se sentirem culpados.

Para garantir a credibilidade deste programa, os hotéis só estão autorizados a utilizar as mensagens Planet 21 se atingirem um determinado nível de execução, validado em função de uma listagem com 65 pontos ou com uma certificação externa, devidamente reconhecida.

A Accor focou-se ainda na preservação dos ecossistemas das áreas onde os seus hotéis estão instalados – o grupo já plantou de mais de dois milhões de árvores –, ou na redução dos custos de lavandaria.

Para acelerar a implementação do programa, a Accor conta com a colaboração de Tristan Lecomte, fundador do Alter Eco e do Pur Projet e especialista no desenvolvimento de projectos comunitários de reflorestação.

O Accor está presente em 91 países, facturou €6,1 mil milhões (R$15,3 mil milhões) em 2011 e detém marcas como Ibis, Novotel, Mercure, All Seasons ou Sofitel.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...