Houston: o estranho caso dos cavalos atirados para o lixo (com FOTOS)
Em Janeiro, o capitão da polícia de Houston, Larry Baimbridge, estava a regressar a casa quando viu um cavalo no meio da rua, deitado, durante o pico de tráfego. A cena, porém, não era uma novidade para Baimbridge. “Parei o carro e pensei: isto tem de parar”, contou ao The Dodo.
“Isto” – explicou depois – é a grande quantidade de cavalos negligenciados, abandonados e mal tratados que são encontrados na cidade norte-americana todos os anos. Depois de ver o cavalo, o capitão ligou aos seus agentes e à Houston Humane Society, que em poucas horas carregaram o equídeo para um reboque.
O cavalo, a quem chamaram Monty, não durou muito. Estava traumatizado, com marcas de violência e pesava menos 115 quilos do que era suposto. Nove dias depois, ele morreu.
A história de Monty, porém, repete-se todos os dias e semanas na cidade do Texas. Segundo Monica Schmidt, consultora de comunicação da HHS, o problema dos cavalos abandonados está completamente fora de controlo. “Não são só cavalos: são abandonados cachorrinhos bebés, cães mais velhos, cães doentes ou com feridas”, explicou ao The Dodo.
Os animais são largados, sempre, nos mesmos locais. Segundo Baimbridge, há “centenas e centenas” de animais abandonados em Houston. “Vemos cavalos amarrados a árvores ou atirados para parques de estacionamento vazios. Muitos estão malnutridos”, continuou.
Grande parte dos animais são encontrados numa área chamada Acres Homes, que tem uma tradição de posse de cavalos e de “vida rural” – apesar de já estar completamente integrada na cidade. A cada três meses são organizados uma série de rodeos, alguns dos quais com cavalos.
“Por isso, de repente, todos têm um cavalo”, explica o polícia. Alguns são comprados em leilões, outros roubados nas comunidades rurais. Depois dos eventos acabarem, muitos dos cavalos são abandonados. Numa primeira fase, eles são atados a uma árvore despida. Uma semana mais tarde, se o cavalo ainda estiver vivo, o dono senta-se em cima dele e força-o a andar, ainda que o animal não tenha comido há uma semana. Terá sido isto que aconteceu a Monty.
[nggallery id=2276 template=greensavers]