Huacachina, a minúscula cidade do deserto peruano



Mesmo vista de perto Huacachina parece uma miragem. Esta minúscula cidade está perto de uma lagoa ladeada por uma vegetação exuberante, no meio de imenso areal. Acomodada entre as maiores dunas de areia da América do Sul, é o único oásis natural do continente, informa o site Earth Observatory da NASA.

Localizada no sudoeste do Peru, Huacachina fica na orla do deserto do Atacama. A cidade está a cerca de cinco quilómetros de Ica, o núcleo urbano mais importante da região.

Diversos relatos de origem mitológica estão associados a Huacachina, Segundo uma lenda, este era o nome de uma bela princesa inca que ficou de luto pela perda do seu amante. E foram as suas lágrimas que criaram a lagoa. Um dia, um guerreiro viu-a e assustou a princesa, que correu para a água para se esconder. Quando tentou sair, tinha-se transformado numa sereia.

Na realidade, o oásis é formado pela água de aquíferos subterrâneos que penetram na areia e ajudam a promover o crescimento de palmeiras, eucaliptos e alfarrobeiras ao redor da lagoa. As dunas atingem várias centenas de metros e, vistas do espaço, parecem pequenas montanhas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...