Hyundai e We Drive Solar lançam o sistema energético do futuro



A Hyundai Motor lançou um novo projeto de mobilidade inovador, na cidade holandesa Utrecht, em conjunto com o operador de mobilidade local, We Drive Solar. A Hyundai irá destacar 25 unidades do Hyundai IONIQ 5 equipados com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G).

Utrecht é a primeira cidade do mundo a implementar a tecnologia V2G em grande escala, progredindo na sua ambição de se tornar a primeira região do mundo com um ecossistema de energia bidirecional. O programa deu início no edifício CAB no novo distrito de desenvolvimento Cartesius, nos Países Baixos. O projeto ambicioso procura integrar a sustentabilidade e saúde pública com inovação e mobilidade. “Com a tecnologia única Vehicle-to-Grid, a We Drive Solar pode utilizar veículos para armazenar energia sustentável em grande escala, começando com 25 viaturas e ao longo do ano progredir para 150 unidades do Hyundai IONIQ 5” afirma Robin Berg, Diretor da We Drive Solar.

“Com a Hyundai iremos tornar Utrecht na primeira cidade e região com um ecossistema de energia bidirecional.”. “Estamos muito orgulhosos em lançar este projeto com a We Drive Solar,” afirmou Michael Cole Presidente e CEO da Hyundai Motor Europe. “Na Hyundai acreditamos que o carregamento bidirecional com a tecnologia V2G pode tornar os veículos elétricos em recursos flexíveis. O Hyundai IONIQ 5 e a tecnologia V2G não oferecem apenas uma solução alternativa para os clientes que procuram sair dos motores a combustão, como também ajudam a aumentar a viabilidade da produção de energia renovável dentro da rede.”.

O primeiro sistema de carregamento bidirecional do mundo

Cartesius Utrecht, onde nasceu esta parceria, é um novo projeto onde os construtores MRP e Ballast Nedam Development planeiam construir 2.530 casas. Na área ao lado da estação de comboios Utrecht Zuilen, o foco é a saúde e a mobilidade sustentável. O espaço público está desenhado e conectado com vias para peões e ciclistas que convidam ao exercício físico e ao uso de bicicletas. Adicionalmente, com a ajuda de uma oferta de mobilidade inteligente, os residentes possuem alternativas atrativas aos carros através de uma app. O serviço de mobilidade inclui veículos elétricos partilhados como o Hyundai IONIQ 5 da We Drive Solar. Como fornecedor de veículos elétricos partilhados, a We Drive Solar está envolvida num número de novos desenvolvimentos na Holanda. Ao permitir painéis solares, estações de carregamento e veículos partilhados, a We Drive Solar está a construir um sistema energético do futuro em Utrecht. A mobilidade da We Drive Solar acelera a transição para a mobilidade sustentável, em linha com os valores da Hyundai.

O Hyundai IONIQ 5 é o primeiro modelo a utilizar a Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) do Hyundai Motor Group. Esta nova plataforma foi especialmente desenvolvida para veículos elétricos (BEV) e oferece numerosas vantagens, nomeadamente no desempenho, segurança e espaço. Graças ao sistema 800 V, o Hyundai IONIQ 5 oferece carregamento ultra-rápido. Com um carregador de 350 kW, pode carregar dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos, tornando-se por isso o veículo ideal para este projeto. Tecnologia Vehicle-to-Grid Para além do transporte de residentes de Catesius, o Hyundai IONIQ 5 serve também como veículo de produção bidirecional. Isto significa que as baterias do modelo serão usadas como armazenamento de energia sustentável em grande escala, também conhecida como Vehicle-to-Grid (V2G). A V2G oferece muitos benefícios para a rede elétrica e para o ambiente.

Durante as horas de ponta, quando elevadas quantidades de energia são consumidas, os veículos elétricos podem também fornecer energia de volta à rede elétrica. Ainda, os veículos elétricos podem alimentar casas e cidades com eletricidade. Vehicle-to-Everything (V2X) é o termo usado para descrever o valor adicional dos veículos elétricos quando os mesmos não são utilizados para o que foram inicialmente concebidos: condução. Para além da Vehicle-to-Grid (V2G) existem as tecnologias Vehicle-to-Home (V2H) e a Vehicle-to-Building (V2B). Quanto maior a utilização de energia gerada através de energias renováveis, mais a tecnologia V2G ajuda a reduzir o impacto das alterações climáticas. Ao recorrer à energia – gerada pelo sol e vento – que está armazenada nas baterias dos veículos elétricos, a dependência dos combustíveis fósseis, que causam mais poluição e elevados custos de energia em horas de ponta, é reduzida.

O objetivo desta colaboração é tornar Utrecht na primeira região do mundo com um ecossistema de energia bidirecional – um marco para uma cidade com 900 anos. Um ecossistema bidirecional faz com que seja possível a utilização das baterias dos carros como solução para um sistema de rede sustentável, onde a energia solar e eólica são os recursos principais. Apenas com um armazenamento em grande escala é possível eliminar permanentemente a dependência dos combustíveis fósseis. Utrecht já deu passos concretos em direção ao seu objetivo. Nos últimos 3 anos, mais de 1.000 estações de carregamento bidirecional foram construídas ao longo da região. Estas estações de carregamento não só podem ser utilizadas para carregar veículos, como também para fornecer energia de volta à rede sempre que necessário. Os Hyundai IONIQ 5 equipados com a tecnologia solar serão utilizados num novo serviço de partilha de veículos para o distrito de Cartesius.

Eventualmente, 150 veículos servirão como uma solução para utilizar energia sustentável na rede, mas também ajudar a limpar o ar, reduzir o trânsito nas estradas e proporcionar aos residentes opções de mobilidade livres de emissões. Progress for Humanity Para além de desempenhar um papel de liderança na condução elétrica, a Hyundai pretende ajudar os seus clientes com serviços inovadores que estão em linha com a visão do futuro da marca: Progress for Humanity. A parceria com a We Drive solar complementa a ambição da Hyundai em ser um líder de mercado global em soluções de mobilidade que correspondem os estilos de vida dos seus clientes.

Esta visão – transformar o mundo num lugar melhor para as gerações futuras – também se enquadra na parceria com a Healthy Seas. A organização de conservação marinha também presente na cerimónia em Utrecht, está comprometida em limpar os oceanos e mantê-los limpos, proteger ecossistemas marítimos e criar uma economia circular.

O parceiro fundador da Healthy Seas, Aquafil, regenera nylon recuperado das redes de pesca, em simultâneo com outros desperdícios de nylon, em fio ECONYL®. Este é um material de alta qualidade que pode ser utilizado para fazer produtos novos e ecológicos como fatos de banho, roupa interior e até mesmo tapetes, como aqueles que se podem encontrar nas unidades Hyundai IONIQ 5 fornecidas a Utrecht. A Hyundai também assegura que o material reciclado é utilizado de outras formas.

Por vários anos a Hyundai tem vindo a trabalhar com designers que transformam materiais usados na produção de carros em peças de roupa. Para a coleção mais recente, Re:Style 2021, os designers utilizaram airbags e cintos como parte dos seus designs. A Hyundai pretende também que os clientes mais novos sejam consciencializados do impacto dos resíduos de materiais na sociedade e como se pode reutilizá-los criativamente.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.