Iate de luxo transformou-se em salva-vidas de refugiados



Capitaneado por Andreu Rul-Ian, um catalão de 50 anos, o iate Astral, onde antes se bronzeavam as elites, passou a salvar vidas no mar mediterrâneo. Desde que se iniciou nesta missão, em Setembro de 2015, já salvou milhares de pessoas.

Tudo começou com um alerta lançado pelas autoridades que o Astral também captou na sua rádio. Havia refugiados em apuros e era necessário passar o mediterrâneo a pente fino para encontrá-los. Esta primeira experiência marcou a tripulação e sacudiu a consciência do dono do iate, o empresário Livio Lo Mónaco, que decidiu doar o Astral à ONG catalã Proactiva Open Arms, que se dedica ao salvamento de refugiados.

Só desde o início de Julho já passaram por esta embarcação 13 mil refugiados. A tripulação tem testemunhado as situações mais desesperadas e acusa as autoridades de laxismo: “Há mais barcos de resgate das ONG do que das próprias instituições (estatais). É evidente que a resposta à crise migratória é entregue à sociedade civil”, denuncia Riccardo Gatti, segundo imediato do Astral.

O objectivo de Astral, um iate de 30 metros, é sobretudo dar apoio a náufragos, resgatá-los do mar ou de embarcações precárias e transferi-las para os barcos de maior capacidade que se encontram ao serviço de autoridades estatais.

Foto: Proactiva Open Arms





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...