ICNF vai oferecer 50 mil árvores de espécies autóctones para plantação



Está quase a chegar o Dia Internacional das Florestas, uma data comemorada desde 2012 no dia 21 de março, que alerta para a importância destes ecossistemas na nossa vida e na do Planeta.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) comemora este ano a efeméride em conjunto com os cidadãos: O Instituto vai disponibilizar gratuitamente 50 mil árvores autóctones produzidas nos seus viveiros, para serem plantadas em todo o país.

Entre 19 de 26 de março poderá escolher entre as espécies medronheiro, sobreiro, azinheira, pinheiro manso, alfarrobeira, romãzeira e carvalho cerquinho, e levantá-las nos postos de atendimento do ICNF.

A recolha deve ser feita por cidadãos de maiores de 18 anos e por representantes de entidades privadas sem fins lucrativos. Os primeiros podem recolher um máximo de 10 árvores, e os segundos um máximo de 50 árvores. Existe ainda uma exceção; “Os proprietários rurais, que tenham como objetivo a plantação em pequenas parcelas de terreno (com área não superior a 5.000 m2), desde que identifiquem a parcela a plantar, podem levantar até um máximo de 100 exemplares”.

Para levantar a sua árvore deve previamente fazer inscrição através do telefone ou do email ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt, mencionando o seu nome, o local de recolha, o dia e se vai no período – da manhã (9:00 às 13:00 horas) ou da tarde (13:00 às 17:00 horas).

Os participantes devem ainda comprometer-se a enviar uma fotografia da plantação para o email, que deverá ser feita até uma semana após o levantamento, com a data e o local. Podem ainda patilhar nas redes sociais fotografias ou vídeos da iniciativa, utilizando a hashtag #ICNFsomosTODOSnos.

Conheça aqui os locais de recolha e os respetivos contactos telefónicos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...