Ikea planeia combater poluição do ar transformando palha em mobília



A Organização Mundial da Saúde diz que 90% das pessoas no planeta respiram ar poluído, o que se estima causar a morte prematura a sete milhões de pessoas.

Para combater uma das causas deste problema, a Ikea planeia transformar palha de arroz em mobiliário. A empresa diz que a palha de arroz é tradicionalmente queimada e contribui bastante para a degradação da qualidade do ar na Índia. Exatamente por esta razão, a iniciativa começará na Índia.

Através da iniciativa “Better Air Now” (Melhor Ar Já), a empresa quer tomar medidas concretas para combater este problema de poluição atmosférica transformando palha de arroz num material renovável que possa ser usado nos seus produtos. “Os efeitos da poluição do ar são severos e na Ikea estamos empenhados em contribuir para uma solução. Sabemos que a queima dos resíduos das colheiras de arroz é uma enorme fonte de poluição e com esta iniciativa esperamos que isso mude. Se conseguirmos encontrar uma forma de usar a palha de arroz, este resíduo transformar-se-ia numa fonte de rendimento valiosa para agricultores em vez de ser queimado, o que, no fim de contas, também contribuiria para melhorar a qualidade do ar para as pessoas”, disse Helene Davidsson, Gestora de Sustentabilidade para a Ásia do Sul na Ikea.
Para atingir os seus objetivos, a Ikea está a trabalhar com os governos centrais e estatais na Índia, empresas privadas, ONGs, ONU, universidades, fornecedores e agricultores para que, a longo prazo, as vilas e aldeias deixem de queimar palha de arroz.

Os primeiros protótipos baseados no novo material deverão estar concluídos no final de 2018 e a ambição é começar a vender este tipo de produtos na Índia durante 2019-2020 e incluir mais mercados de forma gradual.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...